Dom Vicente Zico faz aniversário


Há 85 anos, exatamente em 27jan1927, nascia no município de Luz o arcebispo emérito de Belém, Vicente Joaquim Zico, filho de família católica de Minas Gerais.
Foi ordenado sacerdote em 1950 e a 05dez1980 foi nomeado arcebispo coadjutor de Belém, pelo Papa João Paulo II.
Foram dez anos auxiliando o Arcebispo de Belém, Dom Alberto Ramos, nos momentos difíceis pelos quais passava o Estado do Pará, na abertura democrática, primeiras eleições para governador (1982), campanha das Diretas Já (1984), Constituinte Federal e Estadual (1988/1990).
Em 1990, foi nomeado Arcebispo Metropolitano de Belém, exercendo tal cargo até 2004, portanto 14 anos como arcebispo metropolitano, destacando-se nesse período pela capacidade de articulação com a sociedade, comunicação social e negociação em situações críticas. Destaca-se, a propósito, a criação da Fundação Nazaré, veículo de comunicação da arquidiocese de Belém, que promove o programa Estação Segurança, nas tardes de sexta-feira, das 14h às 16h.
Como exemplo de sua personalidade e capacidade de persuasão destacamos sua iniciativa em negociar a saída dos professores, em greve, que ocupavam o prédio da SEAD, que cercados pelo Batalhão de Choque da PM, negavam-se a desocupar o prédio, em 1994. De madrugada, o arcebispo de Belém, D. Vicente Zico, adentra a SEAD, negocia a saída dos professores junto ao comando do BPChq e evita o confronto, demonstração clara do compromisso social da arquidiocese que estava atenta a tais questões.
Desde 2004, tendo sido substituído pelo novo Arcebispo Metropolitano, Dom Orani João Tempesta, D. Vicente resolveu fixar residência em Belém, mantendo-se a serviço do povo paraense que por ele tem um carinho especial, reconhecimento do seu trabalho na Igreja de Belém.
Parabéns a D.Vicente Zico pelos seus 85 anos de vida e trabalho em prol do povo paraense!!!

Colaboração:
CAPITÃO PM RONALDO BRAGA CHARLET
Bacharel e Licenciado em História (UFPA)




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente