Calendário de eventos promove crescimento do turismo no Pará

Definido pela Companhia Paraense de Turismo (Paratur) no começo do ano, o calendário de feiras e eventos em que o destino Pará estará presente fortalece os ativos da marca “Pará – A Obra-prima da Amazônia” junto aos agentes de viagem e operadores de turismo nacionais e internacionais. Este ano, os produtos turísticos paraenses serão levados para 9 feiras nacionais e 4 internacionais, sendo que três destas já ocorreram: a Bolsa de Turismo de Lisboa (Portugal), Seatrade Miami (EUA) e a World Travel Market Latin America (São Paulo). A próxima delas inicia, neste domingo, 2, com a homenagem do Pará no festival gastronômico Rio Bom de Mesa, que acontece no Rio de Janeiro.
Prova disso são os números que apresentam o crescimento do turismo enquanto atividade econômica no estado na comparação anual de 2012 com o ano anterior. A taxa de ocupação de hotéis aumentou de 64,2% para 67,3%, assim como o fluxo de visitantes domésticos subiu de 713.234 para 800.248 e o fluxo de visitantes internacional cresceu de 63.770 para 68.744, o que representa uma variação percentual positiva no biênio 2011/2012 de 11,8% do número de turistas no estado.
De acordo com o gerente de Promoção da Paratur, Carlos Figueira, o foco é atingir os operadores de turismo e seus associados. “Na maioria dos eventos que participamos, fazemos uma capacitação (apresentação multimídia do destino Pará) com a presença dos associados das operadoras que vendem a Amazônia ou tem interesse em vendê-la”, informa. Ele explica que os segmentos do Turismo de Natureza e o Turismo Cultural merecem atenção especial dado o grande interesse de comercialização que despertam no trade internacional. “Queremos inserir este roteiro sugerido no catálogo das operadoras, para que ponham em suas prateleiras de vendas para o seu consumidor final, que é o turista”, afirma.
Durante os encontros também é apresentado aos operadores o roteiro sugerido “8 dias e 7 noites”, que inclui a experiência de visitar e conhecer os atrativos turísticos das regiões Belém, Marajó e Tapajós. “Estas regiões possuem produtos mais consolidados, mais preparados para atender a demanda nacional, e especialmente, a internacional”, explica a gerente de Captação de Eventos, Ariane Mathne.
Entre as feiras nacionais que a Paratur ainda participará este ano estão o 7º Salão do Turismo e 41ª ABAV, ambas em São Paulo (SP), a Brite 2013 e a Expo Católica/Jornada Mundial da Juventude, que serão realizadas no Rio de Janeiro (RJ), além do 25º Festival do Turismo de Gramado (RS). Já no âmbito internacional, a companhia marca presença ainda no Top Resa, em Paris (França), e na Feira Internacional de Turismo da América Latina (FIT), que ocorre em Buenos Aires (Argentina).
Mercados - O calendário definido pela Paratur segue as diretrizes do Plano Ver-o-Pará (Plano Estratégico de Turismo), lançado pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur), que aponta como mercados nacionais prioritários as cidades de São Paulo, Santos, Campinas, São José do Rio Preto e Ribeirão Preto, em São Paulo, Belo Horizonte (MG) e Rio de Janeiro (RJ), na Região Sudeste do país. No Centro-Oeste, o destaque fica com Brasília, enquanto que na Região Sul, Curitiba (PR) e Porto Alegre (RS) são os mais visados.
Já na Europa a prioridade do Governo do Estado será Portugal, França, Inglaterra e Alemanha. Países escandinavos como Noruega, Suécia e Dinamarca também estão no alvo de captação de turistas ao Pará. Na América do Norte a Paratur vai buscar fluxo turístico com ações em Nova York, Los Angeles e Miami (EUA). Na América do Sul, os turistas escolhidos são de Buenos Aires (Argentina), Santiago (Chile), das Guianas e do Suriname.


Texto:
Israel Pegado - Paratur

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente