Walrimar Santos - Polícia Civil do Pará
A Secretaria de Segurança Pública do Estado divulgou nesta terça-feira (29), em coletiva à imprensa, os dados do combate ao crime no período de janeiro a novembro deste ano, na Região Metropolitana de Belém (RMB). A prestação de contas foi presidida pelo titular da Segup, Geraldo Araújo, e contou com as presenças do delegado-geral da Polícia Civil, Raimundo Benassuly, e do comandante geral da PM, coronel Luiz Dario Teixeira. A apresentação dos dados foi feita pelo supervisor técnico do Dieese-PA, economista Roberto Sena, baseada nos registros de ocorrências contabilizados pelo SISP (Sistema Integrado de Segurança Pública).O tráfico de drogas é o maior motivador de crimes como homicídio, latrocínio e roubo, na avaliação do secretário Geraldo Araújo. O combate ao tráfico de entorpecentes em todo o Estado é o alvo principal das ações de combate à criminalidade. O secretário informou aos jornalistas que, somente em 2009, os crimes ligados ao tráfico de drogas levaram à prisão de 2.719 pessoas, o que representou um aumento de 61% de prisões em comparação com o ano anterior.
Ele destacou ainda as ações de combate aos crimes tecnológicos e na Internet, que resultaram em 53 prisões, inclusive, com investigações realizadas fora do Pará.
No que concerne às atividades de inteligência policial, 477 prisões foram efetivadas em um total de 98 quadrilhas de assaltantes de bancos desarticuladas no ano.
Questionado por jornalistas sobre os recentes crimes noticiados pela mídia, o secretário Geraldo Araújo ressaltou que ainda há muito para melhorar.
Ele agradeceu à população pelo apoio à Segurança Pública por meio de denúncias de crimes pelo Disque-Denúncia (181) e conclama a todos para que continuem utilizando o serviço, "que tem sido fundamental para a melhoria das atividades de inteligência policial do Estado. A parceria com população se reflete nos resultados do combate ao crime", acrescentou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente