Território de paz. Muita paz!

Ao amanhecer do primeiro dia do ano, peguei o telefone e imediatamente liguei ao tenente-coronel Adilson, comandante do 20º Batalhão de Polícia Militar, que tem a responsabilidade de fazer policiamento ostensivo nos bairros do Guamá e da Terra Firme, dentre outros.

Mas, justamente nos dois bairros, a nossa preocupação por se tratar de um Território de Paz, lançado pelo ministro da Justiça, Tarso Genro e pela governadora do Pará, Ana Júlia Carepa.
Pedi ao tenente-coronel Adilson que me desse uma boa notícia sobre os dois bairros, na virada do ano e ele logo me falou:
- Comandante, nenhum homicídio no Guamá e nem na Terra Firme, na virada do ano!


VIOLÊNCIA

Aliás, quero dizer que o bairro da Terra Firme ocupava, no ano de 2007, a primeira colocação em homicídios e roubo em geral. Hoje, no entanto, não está nem entre os dez bairros mais violentos, segundo os dados fornecidos pelo secretário de Segurança Pública do Pará, Geraldo Araújo, em recente entrevista coletiva à imprensa paraense.



AÇÕES EM PARCERIA

Decerto que a Terra Firme não é (ainda) o melhor lugar para se viver em Belém e está longe disso. Mas, é bom lembrar que a diminuição dos índices de ocorrências policiais devem-se a um conjunto de fatores, que não pode ser visto pelo prisma da ação policial.
Mais do que nunca, é bom saber que a comunidade do bairro recebeu a atenção do poder público na área do saneamento básico, asfaltamento de vias, iluminação pública, construção de conjuntos habitacionais, dentre outras melhorias. O policiamento ostensivo foi apenas um detalhe.


SEGURANÇA CIDADÃ

Não podemos deixar de lembrar que o Programa Segurança Cidadã, do Governo do Pará, foi muito importante nesse processo. E as ações do Segurança Cidadã não se prendem às ações policiais. A governadora do Estado foi muito feliz em fazer das suas ações de prevenção um grande pacote denominado Segurança Cidadã.
E o programa ainda não atingiu seu nível ideal, mas já confere conquistas importantes.



POLICIAMENTO

Após a ação das polícias civil e militar, com efeito repressivo, a instalação das bases comunitárias nos bairros do Guamá e da Terra Firme, com o efetivo apoio do Governo Federal, através do Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania), também contribuiu para a melhoria da qualidade de vida nos dois bairros. O policiamento passou a dar uma atenção setorizada aos problemas locais e o Comando de Policiamento da Capital passou a identificar não apenas os problemas, mas também a parcerias na própria comunidade.


OUTROS PROGRAMAS

Outras iniciativas colaboraram para as ações do Programa Segurança Cidadã. O Governo do Pará também lançou o Programa Escola de Portas Abertas, pela Secretaria de Educação e também o Programa Bolsa-Trabalho (da Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda), premiado nacionalmente.
O Programa de Aceleração do Crescimento, do Governo Federal, com a participação da Cosanpa e da Sedurb (Secretaria de Desenvolvimento Urbano) levou melhorias significativas aos dois bairros e os resultados são visíveis no reordenamento urbano que já foi possível atingir.
Isso tudo para dizer que SEGURANÇA TAMBÉM SE FAZ COM A MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA.
Onde há políticas públicas, o policiamento passa a ser apenas um simples detalhe, mas se fortalece com a parceria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente