1ª UIPP tem missão de aproximar sociedade e governo

ORM


A dona de casa Maria Auxiliadora tem 52 anos e mora há 18 no bairro da Terra Firme, em Belém. Ela conta que já viu muita violênica no local, mas que a realidade pode melhorar com a chegada da 1ª UIPP (Unidade Integrada Pró-Paz), inaugurada pelo Governador Simão Jatene na manhã desta sexta-feira (9), em Belém. O objetivo do projeto é trabalhar políticas de segurança  pública e assistência social junto à comunidade do bairro para promover a melhoria da qualidade de vida da população.
 'Essa unidade vai servir de referência para outras que pretendemos implantar. Essa inauguração representa mais um compromisso do governo. Aqui vamos proporcionar melhor qualidade de vida para esses jovens e pessoas do bairro da Terra Firme', disse o governador Simão Jatene enquanto inagurava o novo prédio. Durante a cerimônia, Jatene conversou com jovens e assistiu a uma apresentação de dança de rua de adolescentes atendidos pelo Pró-Paz da Terra Firme.

Clique e veja fotos da UIPP !
A UIPP vai funcionar com a lógica da polícia comunitária, que associa e valoriza dois fatores: a prevenção criminal e a identificação e resolução de problemas. Esse novo modelo de trabalho transforma o cidadão em cliente e parceiro dos agentes do Sistema de Segurança Pública. Segundo Isabela Jatene, coordenadora do Pró-Paz, a iniciativa tem como objetivo fortalecer os laços com a comunidade e resgatar a confiança social, visando com isso a redução da violência e da criminalidade. 'O que vamos oferecer aqui é um novo tipo de serviço que vai trabalhar junto com a comunidade. É uma forma de integrar todos esses serviços e aproximá-los ainda mais dos moradores. O diferencial é garantir a população toda assistência da segurança pública', disse.


A nova unidade está equipada com veículos rastreados, motocicletas, sala de medição de conflitos, sala de monitoramento das câmeras de segurança espalhadas pelo bairro, além de policiais militares e civis, bombeiros, agentes da Susipe (Superintendência do Sistema Penitenciário) e Detran (Departamento de Trânsito do Pará), defensores públicos e técnicos do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves. Todos os profissionais que vão atuar na UIPP foram capacitados em cursos de policiamento comunitário e de mediação de conflitos. Os serviços serão oferecidos de segunda a sexta, das 8h às 18 horas. O plantão policial vai funcionar 24 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente