Denúncia: massa de caranguejo é tirada com a boca


Instituições vão apreender massa de caranguejo em todo o Estado
(Por: Assessoria de Imprensa do Ministério Público do Pará)

O Ministério Público do Estado, a Adepará, Procon e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) esclareceram à população sobre os perigos do consumo da massa de caranguejo comercializada no Estado.
Também foram divulgadas as estratégias de ação para combater a venda do produto e recomendada a compra apenas do caranguejo vivo, pois se trata de um produto altamente perecível.
Dados coletados pelos órgãos comprovam que o produto comercializado em Belém e na Zona Bragantina é produzido artesanalmente nos municípios de Bragança, Quatipuru e São Caetano de Odivelas em precárias condições higiênico-sanitárias, o que coloca a saúde da população consumidora em risco. Este trabalho é feito por famílias que incluem até crianças na extração da massa do caranguejo.

Precárias condições de higiene
O Promotor de Justiça Marco Aurélio exibiu fotos que ilustram a forma arcaica e precária de retirada da massa do crustáceo. Por isso serão desencadeadas operações para apreensão do produto. Segundo o representante do Ministério Público serão requisitadas da vigilância sanitária e Procon diligências para apreender a massa de caranguejo comercializada em restaurantes, lojas de pescados e supermercados.

3 comentários:

  1. agora como eram retirado com a boca e depois e posto no saco para congelar, como é que nao estragava e azedava?? estranho sim!!!

    ResponderExcluir
  2. isso e un caso isolado que prejudicou todos.
    o viado responsavel pela proibição recebe do gover e nem esquenta a cabeça. ja os tiradores que vivem desse sustento estão fumados

    ResponderExcluir
  3. Já se tem uma norma de conduta da comercialização da carne do caranguejo?

    ResponderExcluir

Comente