SEGURANÇA CIDADÃ LANÇA CAIXA DE SUGESTÕES EM ORIXIMINÁ

Ocorreu na última semana de junho, em Oriximiná-PA (oeste do Pará), no barracão da Comunidade de São Pedro, o lançamento da caixa de sugestões, como ferramenta de interação entre a Polícia Militar e os cidadãos daquela comunidade.
A iniciativa tem a marca do Programa "Segurança Cidadã", que em Oriximiná é coordenado pelo capitão Marcelo Ribeiro, comandante da 12ª Companhia Independente de Polícia Militar.
As caixas de sugestões distribuídas criteriosamente em pontos definidos pela comunidade e pelo policiamento local passam a ser canais abertos de comunicação com o Sistema de Segurança Pública e favorece a interação entre o cidadão e as instituições que fazem parte do programa.
Além disso, as caixas de sugestões também motivam a participação da comunidade nas questões de segurança pública, porque com o atendimento das suas propostas gera um estímulo para que o cidadão passe a ter confiança na sua polícia, servindo como estratégia operacional ao policiamento orientado ao problema.
Agora é possível o cidadão contribuir com opiniões, críticas construtivas, dentre outras manifestações, indicando lugares e até de pessoas que são causadores de insegurança, sem precisar se identificar.
A partir da denúncia obitida através das caixas de sugestões, a Companhia Independente da Polícia Militar passa a fazer uma análise do objeto da informação e desencadeia ações de inteligência para confirmar a veracidade da denúncia. Nenhuma denúncia é desprezada, pode ser até de uma criança.
E quando se tratar de problemas que não dizem respeito à segurança pública, o capitão Marcelo Ribeiro encaminha ao órgão competente. A parceria com o poder público municipal tem sido importante para que alguns problemas sejam resolvidos pela prefeitura local.

Um comentário:

  1. Maj pm Eduardo Campossegunda-feira, 13 julho, 2009

    Parabéns ao Cap Marcelo Ribeiro pela iniciativa e pela coragem de implementar essas medidas no Quartel em que é comandante. Digo isso porque só um trabalho sério e competente é digno de adotar tal proviência. Ainda parabenizo por acreditar que só adotando medidas em parceria com a comunidade, decorrente da filosofia de Polícia Comunitária, poderemos mudar o quadro da violência em nosso Estado. Creio que um dia romperemos as resistência internas em nossa Corporação e impementaremos essa filosofia em todos os quartéis e delegacias do nosso estado.

    ResponderExcluir

Comente