Agência de Cooperação Japonesa faz visita ao Pará e quer conhecer os trabalhos de polícia comunitária

Aumenta a responsabilidade da Secretaria de Segurança Pública do Pará. A Jica (Agência de Cooperação Internacional do Japão) encaminha uma técnica em Políticas Públicas de seu quadro para observar como o Estado do Pará está desenvolvendo as ações baseadas na filosofia de Polícia Comunitária. A senhora Mayumi Shimizu desembarca nesta quinta-feira, 13, em Belém, para fazer entrevistas e colher depoimentos a respeito do Programa Segurança Cidadã.
Acordo
A iniciativa faz parte do Acordo de Cooperação Técnica assinado entre o Governo do Estado do Pará, o Ministério da Justiça, o Governo do Estado de São Paulo e a Jica e objetiva o acompanhamento técnico da implementação de bases comunitárias semelhantes ao sistema Koban do Japão.
Segundo o acordo, a Polícia Militar de São Paulo desenvolve a capacitação de policiais militares do posto de tenente e capitão através do Curso Internacional de Policiamento Comunitário – Sistema Koban, com patrocínio do Ministério da Justiça, através da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). O curso tem a duração de 80 horas-aulas e já capacitou várias turmas de oficiais da polícia militar de onze estados brasileiros que aderiram ao Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania).
Oficial do Pará vai ao Japão
Em decorrência do treinamento que está sendo desenvolvido no Estado de São Paulo, a Senasp escolhe um representante de cada unidade federativa para uma visita de instrução à cidade de Tóquio, no Japão. No próximo domingo, 16, a tenente Luciana, da Polícia Militar do Pará, estará seguindo para Tóquio, na comitiva da Senasp.
Base Comunitária da Terra Firme
A visita de Mayumi Shimizu a Belém acontece logo após a Base Comunitária de Segurança Cidadã, pertencente ao 20º Batalhão de Polícia Militar, ser escolhida como uma das 41 melhores iniciativas na área da prevenção em segurança pública no Brasil.
Shimizu visitará a Base Comunitária da Terra Firme nesta sexta-feira pela amnhã e à tarde dará entrevista ao programa de rádio SEGURANÇA CIDADÃ, comandado pelo major Galdino, da Polícia Militar.
Conselhos Comunitários de Segurança
Durante a visita à Base Comunitária, Shimizu assistirá às apresentações do Programa Segurança Cidadã (capitão Aragão), da Diretoria de Relações com a Sociedade (major Elson), e dos Conselhos Comunitários de Segurança e Cidadania do bairro do Tapanã e do município de Barcarena. O Movimento Segurança Para Todos (Ângela Oliva), do bairro da Cidade Velha, também dará informações a respeito das atividades desenvolvidas na rua Triunvirato e entorno, cujas ações viraram referência para toda a capital paraense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente