SENASP ABRE CURSO NACIONAL DE POLÍCIA COMUNITÁRIA


Iniciou ontem (03), o Curso Nacional de Multiplicadores de Polícia Comunitária, em Campo Grande (MS).
CURSO
Com carga horária de 80 horas/aulas, o curso é voltado aos profissionais da segurança pública geradores de doutrina de polícia comunitária, aos docentes para a disciplina de polícia comunitária nos cursos de formação dos profissionais e também a professores das disciplinas dos cursos de multiplicador e de promotor de polícia comunitária. O curso será ministrado no Estado pela segunda vez.
PRIORIDADE
Em 2008, cerca de 50 multiplicadores foram formados. Pita explica que o policiamento comunitário é uma das prioridades do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) para redução dos índices de criminalidade. Sua atuação se pauta numa parceria entre a população e as instituições de segurança pública e de defesa social. Ele afirma que a polícia comunitária é um conceito novo no país, mas que já está sendo implantado em todos os Estados e envolve conselhos comunitários, entidades, organizações civis e particulares, empresas e órgãos estaduais. "Todas as pastas de um governo estão envolvidas: saúde, educação, assistência social, pois o objetivo de todos é um só: melhorar a qualidade de vida do cidadão."
CORONEL COSTA JÚNIOR SERÁ INSTRUTOR
O curso acontecerá em duas etapas: de 03 a 07 e de 17 a 21 de agosto. E será ministrado em primeiro momento na Acadepol (Academia de Polícia Civil), e no segundo momento no Cefap (Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças).
Como um dos facilitadores do Ministério da Justiça e coordenador estadual de Polícia Comunitária, o cononel Costa Júnior, da Polícia Militar do Pará, ministrará a disciplina POLÍCIA COMUNITÁRIA COMPARADA E TROCA DE EXPERIÊNCIAS. O oficial paraense dará ênfase às experiências obtidas ao longo de sua carreira e fará exposição das iniciativas que o Pará está adotando com a filosofia de Polícia Comunitária através do Programa Segurança Cidadã, que ganhou notoriedade no encontro dos coordenadores estaduais realizado recentemente em Foz do Iguaçu (PR).
OFICIAL DA PM DE MINAS GERAIS ELOGIA PROGRAMA DO PARÁ
O coronel Robson Campos, integrante do Estado-Maior da Polícia Militar de Minas Gerais afirmou que, ao tomar conhecimento do Programa Segurança Cidadã, do Pará, através da exposição do coronel Costa Júnior (coordenador da atividade naquele estado), em Foz do Iguaçu (PR), “se sair do papel como foi explicado pelo Costa Júnior, o Estado do Pará está de parabéns pela excelente iniciativa, que passa a ser modelo para o Brasil”, concluiu Campos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente