Seguiram para o Estado de São Paulo, no último domingo (16), o capitão Formigosa, do Comando de Policiamento Regional IX (Abaetetuba), o tenente Hannemann, do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças e a tenente Marcélia, do 3º Batalhão de Polícia Militar (Santarém).
Eles realizarão na capital paulista o CURSO DE MULTIPLICADOR DE POLÍCIA COMUNITÁRIA - SISTEMA KOBAN, como parte do Acordo de Cooperação Técnica assinado entre o Governo do Pará, o Governo de São Paulo, o Ministério da Justiça e a JICA (Agência de Cooperação Internacional do Japão).
Pelo acordo, a Polícia Militar do Estado de São Paulo capacitará capitães e tenentes de polícias militares de onze estados brasileiros (dentre eles o Pará) na filosofia de polícia comunitária, com orientação e supervisão técnica de policiais japoneses.
A JICA vem acompanhando a implementação dos trabalhos de policiamento ostensivo feito pelos estados que assinam o acordo de cooperação técnica. Recentemente, esteve em Belém a senhora Mayumi Shimizu para fazer o levantamento das ações desenvolvidas pela Secretaria de Estado de Segurança Pública do Pará em relação ao policiamento comunitário.
Periodicamente a JICA realizará visitas técnicas para saber se cada unidade da federação envolvida no processo está promovendo a filosofia de polícia comunitária, conforme prevê o acordo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente