Do Blog do Cláudio Puty
O Banpará criou um jeito inventivo de inibir a saidinha, crime cometido contra clientes na saída dos bancos e que, em 2009, teve 270 golpes registrados pela polícia, na região metropolitana.
Pra quem não sabe, a saidinha é aquela forma de assalto que o usuário/cliente de banco sofre na porta da agência. A nomenclatura é muito conhecida na imprensa e também na polícia.
Segundo a polícia e áreas de segurança de bancos, geralmente os assaltantes agem em dupla. Um fica dentro da área de caixa eletrônico, ou mesmo no interior da agência, observando quem recebe ou saca dinheiro em quantidade razoável. De onde está, o assaltante dá o serviço, por celular, para o outro que está do lado de fora. Quando o cliente sai, é assaltado. E aí se consuma mais uma saidinha. Às vezes, com morte, quando o cliente reage.
Pra inibir esse tipo de assalto, a diretoria do Banpará e a área de segurança do banco criaram um mecanismo simples e eficaz pra impedir a visualização, por parte de qualquer pessoa, sobre a movimentação de dinheiro nos caixas.
Funciona assim o mecanismo criativo: foi modificada a posição dos assentos de espera do local para retirada de senha, do painel eletrônico de contagem de senha e instalada uma proteção semelhante a um biombo para não permitir a visualização do atendimento nos caixas pelo público. A medida já está funcionando nas agências da Belém-Centro, na agência Nazaré, São Brás e Ananindeua. E vai avançar para agências fora da região metropolitana.
Não custa caro e dificulta bastante a ação dos assaltantes da saidinha. Ontem, o Ministério Público Estadual, através da promotoria de Justiça de Direito do Consumidor, chamou pra conversar sobre medidas contra a saidinha: Federação Brasileira dos Bancos, Sindicato das Empresas de Vigilância, Polícias Militar, Civil e Federal, Sindicato dos Bancários e Confederação dos Bancários,Guarda Municipal de Belém, Secretaria Municipal de Economia e representantes de bancos públicos e privados, a fim de tratar sobre soluções para coibir o crime da saidinha em Belém.
A medida iniciada pelo Banpará é boa, vale a pensa ser divulgada e seguida.
Daqui, meus parabéns à diretoria do Banpará, que integra o nosso governo, e à valorosa equipe de segurança bancária do Banco do Estado.
Fonte: http://claudioputy.blogspot.com/2010/03/banpara-da-um-jeito-na-saidinha.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente