Troca de experiências entre americanos e policiais cariocas destaca sucesso de modelo de policiamento adotado em comunidades do Rio de Janeiro.
A consolidação do conceito de polícia de proximidade e o desenvolvimento da capacidade de promoção e manutenção da paz pelos membros das comunidades pacificadas foram alguns dos focos da troca de experiências no evento "Polícia – Ferramenta de Transformação Social", que a Secretaria de Segurança promoveu em parceria com o Consulado Geral dos Estados Unidos no Rio de Janeiro e a organização da sociedade civil de interesse público (OSCIP) Parceiros Brasil - Centro de Processos Colaborativos.
Dois especialistas americanos ministraram palestras na Academia de Polícia Civil (Acadepol), no Rio de Janeiro. O público-alvo foram policiais militares que trabalham em Unidades de Polícia Pacificadoras (UPPs) e policiais civis que atuam nas circunscrições das unidades. Eles compartilharam estratégias para construir confiança e legitimidade entre a polícia e a sociedade, sobretudo com os jovens. As palestras foram transmitidas por videoconferência pela rede Delegacia Legal e para todos os estados do país.
Um dos consultores, Jim Isenberg, afirmou que as UPPS fornecem uma grande oportunidade para que os americanos possam aprender com a experiência brasileira. Ele destacou que aqui os líderes estão tendo feedback do processo, o que é fundamental. A subsecretária de Ensino e Programas de Prevenção da Secretaria de Segurança, Juliana Barroso, declarou que a troca de experiências permite o acesso a novas ferramentas para aprimorar o conhecimento.
No primeiro dia de eventos, no Consulado, o comandante da Coordenadoria de Polícia Pacificadora, Coronel Robson Rodrigues da Silva, abordou a atuação das UPPs na cidade. Foram relatadas as experiências com as unidades de Santa Marta, Cidade de Deus e Providência. Foram apresentados ainda dados sobre as Delegacias de Dedicação Integral ao Cidadão (Dedics), com explanação do subchefe operacional da Polícia Civil, Fernando Veloso. Foram visitadas as UPPs da Ladeira dos Tabajaras e da Providência e a 12ª DP.
Sobre os palestrantes americanos:
Jim Isenberg escreveu o livro "Liderança da Polícia em uma Democracia", para o qual entrevistou 26 chefes de polícia norte-americanos. Trabalhou como instrutor e consultor para organizações nacionais e diversos departamentos da polícia americana. Tem experiência com programas de policiamento comunitário e de capacitação de lideranças da polícia. É diretor regional de Nova Iorque e diretor executivo de Planejamento Estratégico do Instituto da Família Norte-americana, que atua em justiça juvenil e programas de bem estar infantil em dez estados.
Rick Hite é coronel aposentado do Departamento de Polícia da cidade de Baltimore e serviu como comandante e consultor para diversos estados americanos em programas de redução da violência de gangues. É conhecido por sua habilidade em trabalhar com programas de redução de violência e por sua capacidade de interagir com diversas comunidades em cenários desafiantes. Atualmente o Sr. Hite é diretor assistente da Agência de Segurança Pública da Cidade de Indianápolis.
Fonte: http://www.rj.gov.br/web/seseg/exibeconteudo?article-id=403976
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente