Representante da Senasp destaca bons resultados da Polícia Comunitária em Alagoas

“Trouxemos o Brasil para conhecer a experiência exitosa de Alagoas com a atuação da Polícia Comunitária”. A afirmação foi feita nesta quinta-feira (12) pelo coordenador geral do Plano de Implantação de Programas Sociais de Prevenção da Violência da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), coronel Erisson Lemos Pita, que veio ao Estado como facilitador do Encontro Nacional de Coordenadores Estaduais de Polícia Comunitária, promovido anualmente pelo Ministério da Justiça.
Essa é a primeira vez que o evento está sendo realizado em Alagoas. Encontro visa a aprimorar e difundir a política de policiamento comunitário como uma das estratégias de combate à violência em áreas de exclusão social. O encontro ocorre nesta quinta e sexta-feira, no Hotel Matsubara, em Cruz das Almas.
De acordo com Pita, Alagoas tem oferecido bons exemplos ao país em função dos ótimos resultados obtidos desde que o governador Teotonio Vilela determinou a implantação do projeto-piloto de uma base no Conjunto Selma Bandeira, localizado em uma das áreas mais violentas do Estado e mapeada pelo próprio Ministério da Justiça, em 2009.
“O olhar da Senasp para essa experiência que está sendo bem-sucedida no Conjunto Selma Bandeira nos motivou a enviar para Alagoas três consultores ligados a instituições como o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), cujos resultados devem ser disponibilizados até julho deste ano. O conjunto também está sendo objeto de estudo e pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV”, revelou o coronel Erisson Pita.
Segundo dados recentes da Secretaria de Estado da Defesa Social (Seds), o índice de criminalidade no entorno do Conjunto Selma Bandeira caiu em torno de 75%, desde a implantação da base de Polícia Comunitária em 2009.
“E foi justamente por causa dessa boa experiência, e tendo em vista também os elevados números da criminalidade no Estado, que Alagoas sedia pela primeira vez o Encontro Nacional, por iniciativa do secretário Dário César”, completou o representante da Senasp.
Com os bons resultados apresentados pela base-piloto, o Governo do Estado expandiu outras bases de policiamento comunitário para cinco áreas de Maceió, além de cidades do interior do Estado.
Na capital, as bases comunitárias funcionam também no conjunto Osman Loureiro e nos bairros do Jacintinho e Vergel do Lago. Cada base funciona em uma estrutura adequada, além de contar com efetivo e viatura da PM. Diariamente, são feitas visitas aos moradores e produzidos relatórios com os problemas de cada família residente na comunidade.
Para este ano, a Defesa Social pretende instalar mais onze bases comunitárias, sendo cinco em Maceió e mais seis no interior, sendo três em Arapiraca, duas em Marechal Deodoro e uma em Palmeira dos Índios.
“Assim como Alagoas tem despertado o interesse da Senasp e dos outros Estados, o Brasil tem servido como um bom exemplo para o mundo, haja vista que países como os Estados Unidos, do continente africano, da América Central e outros têm procurado saber da nossa experiência. Podemos dizer que a Polícia Comunitária é uma estratégia de que todo o mundo já fala atualmente, dados os bons resultados apresentados com as UPPs do Rio de Janeiro, por exemplo”, acrescentou Erisson Pitta.
Ele informa ainda que desde 2006 a Senasp já ofertou 130 mil capacitações aos Estados, entre cursos presenciais e à distância.
“Só não podemos esquecer de que a polícia sozinha não vai resolver o problema de segurança pública das comunidades, especialmente aquelas mais carentes de fatores como educação, infra-estrutura e outros problemas. É preciso lembrar também que todos têm que se conscientizar de suas responsabilidades”, destacou.

http://www.boainformacao.com.br/2012/04/representante-da-senasp-destaca-bons-resultados-da-policia-comunitaria-em-alagoas/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente