Saiba como surgiu NOVA TIMBOTEUA


Nova Timboteua-PA
Núcleo repleto de Timbó às margens da Estrada de Ferro
 
Em 1888, Serafim dos Anjos Costa requereu junto ao governo provincial área de terras onde hoje se localiza a sede municipal de Nova Timboteua. Nessa mesma época fixaram residência no lugar Afonso Roberto Pimentel e Manoel Maria.

Constatando grande quantidade de Timbó, às margens de um igarapé existente no fundos da propriedade, deram-lhe aquele nome. O topônimo é locução hídrica-português e tupi. Timboteua provém, do gênero sapindáceas, também chamado cururu-apê, e, eua, que significa abundância, formação da palavra Timbo-eua ou Timboteua, traduz timbó em abundância.

Num esforço conjunto, os pioneiros atraíram novos moradores e, em 1892 e núcleo já estava dilatado. A Lei nº324, de 6 de julho de 1895, reconheceu oficialmente o povoado de Timboteua. A população entrou en decadência e foi extinta, em 1906, em função da construção da Estrada de Ferro de Bragança, que passava alguns quilômetros dali.

Surgiu um núcleo às margens da estrada de ferro, localidade anteriormente denominada de Tabuleta, por causa da existência de um marco da quilometragem da via férrea. Em 1915, devido ao progresso, a localidade de Tabuleta atingiu a condição de povoado.

A denominação Tabuleta não perdurou, optando os moradores por "Nova Timboteua", para diferenciar da "Velha" Timboteua. O município de Nova Timboteua foi criado pelo Decreto Lei nº 4.505, de 30 de dezembro de 1943, com território desmembrado de Igarapé-Açu.
Por CityBrazil e Férias.tur em 17/01/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente