Conselhos Comunitários de Segurança e Defesa Social reforçam combate ao crime

O Conseg é uma ferramenta de participação social, pela qual um grupo de pessoas de uma mesma comunidade se reúne para discutir, analisar, planejar e acompanhar a solução de seus problemas de segurança

TOCANTINS
O Conseg é uma ferramenta de participação social, pela qual um grupo de pessoas de uma mesma comunidade se reúne para discutir, analisar, planejar e acompanhar a solução de seus problemas de segurança, assim como estreitar laços de entendimento e cooperação entre as várias lideranças locais. No Tocantins os Conselhos existem há seis anos.

A base de atuação é estabelecida de acordo com a área correspondente a cada Delegacia de Polícia Civil ou a área do respectivo município em que o Conseg se encontra localizado. O objetivo é formar Conselhos em áreas homogêneas, que compartilham das mesmas dificuldades, a fim de se planejarem ações comuns que contribuam para a melhoria da qualidade de vida da população local.

De acordo com o diretor do Departamento de Polícia Comunitária, Coronel Jeferson Fernandes Gadelha, “a comunidade propõe para o órgão gestor de Polícia Comunitária a criação de um Conseg. Logo é realizada reunião envolvendo comunidade, lideranças locais e a Polícia. Em seguida há o levantamento da quantidade de chapas e a data da eleição é marcada. Após eleita, a chapa é empossada para um mandato de dois anos. Então é elaborado um estatuto provisório, que será avaliado pelo órgão gestor de Polícia Comunitária. A partir daí os trabalhos são iniciados em parceria com as instituições policiais e comunidade”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente