Ministério da Justiça promove II Fórum Nacional de Gabinetes de Gestão Integrada

Autoridades de segurança pública de diversos estados e municípios estão discutindo desde segunda-feira (03), em Brasília, ações conjuntas para reduzir os índices de violência no II Fórum Nacional de Gabinetes de Gestão Integrada em Segurança Pública.
O objetivo é fomentar a gestão integrada da segurança pública para atender às demandas da sociedade.
O evento é organizado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça, com o objetivo de integrar os trabalhos dos Gabinetes de Gestão Integrada (GGIs) estaduais e municipais de acordo com as diretrizes do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci).
Serão compostos 12 grupos de trabalho formados por especialistas e autoridades que deverão discutir, por exemplo, parâmetros para o gerenciamento de crises com reféns, a prevenção do crime por meio do desenho urbano e boas práticas de segurança pública com cidadania entre outros.

Propostas
Ao final do Fórum, serão apresentadas propostas que subsidiem políticas, programas e projetos integrados sobre o tema.Os Gabinetes de Gestão Integrada (GGIs) municipais, por exemplo, são responsáveis pela gestão das ações do Pronasci no município e reúnem representantes dos órgãos de segurança das três esferas do Poder Executivo (União, Estado e Município).
O Gabinete também oferece condições para o trabalho de equipes multidisciplinares do Pronasci, compostas por assistentes sociais, psicólogos, educadores e pedagogos.Já os GGIs estaduais melhoram a articulação entre polícias civil e militar, bombeiros, guarda municipal, Polícia Federal e Rodoviária, e outras instituições de segurança do estado. Essa integração permite aperfeiçoar a gestão da segurança pública e responder com mais rapidez aos pleitos da área.
Também participam do evento, a coordenadora-geral da 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública (Conseg), Regina Miki, o secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Valmir Lemos, e o assessor de relações federativas do MJ, Juarez Pinheiro.

Segurança com Cidadania
O Pronasci articula políticas de segurança com ações sociais, prioriza ações preventivas e busca atingir as causas que levam à violência, sem abrir mão das estratégias de controle e repressão. Entre os principais eixos do Programa destacam-se a formação e valorização dos profissionais de segurança pública, a reestruturação do sistema penitenciário, o combate à corrupção policial e o envolvimento da comunidade na prevenção da violência. Até o fim de 2011, o governo federal investirá R$ 6,7 bilhões no desenvolvimento de mais de 94 ações que envolvem União, estados e municípios.
(Fonte: http://www.segurancacidada.org.br/, 03/08/2009).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente