MANAUS - A primeira turma de policiais militares preparados para atuar em operações especiais durante a Copa do Mundo de 2014, em Manaus, conclui o curso hoje (7), em solenidade realizada no píer do Tropical Hotel Manaus, com a participação de autoridades militares e civis, como o governador Eduardo Braga, que premiará os três melhores colocados no treinamento.
O treinamento ocorreu durante 17 semanas, com mais de mil horas/aula nos mesmos moldes do curso aplicado pelo Batalhão de Operações Especiais (BOPE) do Rio de Janeiro.
O treinamento teve início no dia 13 de abril, e do total de 56 participantes, entre PMs, bombeiros e militares da Força Aérea Brasileira, apenas 19 conseguiram concluir.
Sob a coordenação do capitão PM Ubirajara Rosses, Comandante da Companhia de Operações Especiais (COE), o curso capacitou policiais militares do Amazonas, Alagoas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Acre. “Dos 19 formandos, 12 ficarão no Amazonas e sete voltarão aos seus Estados de origem”, informou Rosses.- Esses policiais receberam diversos tipos de instruções para atuação em situações de extremo risco, desde o manuseio de artefatos explosivos e operações químicas, até salvamento aéreo e aquático em qualquer tipo de ambiente - completou o comandate.
A capacitação está orçada em R$ 1 milhão e foi implementada por meio de parceria entre o governo do Amazonas e a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).
Fonte:http://portalamazonia.globo.com
Investimento muito grande para poucos homens formados no curso, espera-se que valha apena, que eles ponham sempre em prática aquilo que aprenderam senão cairá tudo no esquecimento.
ResponderExcluirOutra coisa, será se não estaria na hora de valorizar as atividades que esses policiais irão exercitar? Tipo: 20% a mais que os outros policias que tem atividades normais.....
Um caso a pensar, agora é bom que não demorem muito a pensar......