ENCHENTES PODEM ATINGIR 4 MIL FAMÍLIAS

MARABÁ

As enchentes dos rios Itacaiúnas e Tocantins durante o período de chuvas na região Sul do Pará podem atingir cerca de quatro mil famílias do município de Marabá.

A Defesa Civil Municipal já se prepara para enfrentar os problemas visto que o nível dos rios está com seis metros e dois centímetros acima do normal, três metros a mais registrados no mesmo período do ano passado, porém, nesta fase ainda não há riscos.

A Defesa Civil preocupa-se, pois, a previsão indica uma subida rápida das águas em função da chegada das chuvas e do assoreamento do leito dos rios. A maior cheia registrada na cidade ocorreu em 1980, quando as águas alcançaram 17m e 32 centímetros, inundando todo o núcleo da Marabá Pioneira. Segundo Joab Barbosa Pontes, coordenador da Defesa Civil Municipal, o nível dos rios deve repetir o patamar de 12 metros registrado em 2008.

Em 1980, por ocasião da inundação recorde, a prefeitura desapropriou enormes áreas de terra onde estão instalados os núcleos da Nova Marabá e Cidade Nova.
Alta - Em 98 anos de existência, o município de Marabá não registrava um fluxo migratório tão forte. A população oficial de 200 mil habitantes deve triplicar para 600 mil nos próximos cinco anos, conforme análise técnica dos engenheiros que trabalham no sistema de ampliação da rede de distribuição de água na cidade.

A Defesa Civil está se antecipando nas áreas prevenção, socorro, assistência social e recuperação para desenvolver um trabalho mais dinâmico com a participação ainda de todos os órgãos e instituições públicas que compõem a Defesa Civil no Estado.

Cadastro - O cadastramento já começou e deve acabar dia 20 de janeiro de 2010. Pelo menos 160 famílias, que estão nas chamadas áreas de risco como as zonas de invasões e ribeirinhos, já estão cadastradas para receber atendimento em casos de emergência.

As cheias do ano passado atingiram 9.400 famílias, sendo que 5.300 delas ficaram totalmente desabrigadas e enfrentaram o problema com a ajuda do poder público.

Abrigos - A Defesa Civil Municipal informou que a prefeitura local construirá em três anos, cinco abrigos padronizados para atender 650 famílias com quatro pessoas cada uma, vítimas das enchentes.

Os abrigos ficarão localizados nos núcleos da Marabá Pioneira, Liberdade, Nova Marabá e São Félix, totalizando uma capacidade para 650 famílias com quatro pessoas cada.

Ajuda em donativos - remédios, cestas básicas, roupas e calçados – estão sendo arrecadados. Quem quiser doar, pode ligar para o número (94) 3321-8990 e entrar em contato com a Defesa Civil de Marabá.


Fonte: www.pa.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente