Oficiais da Polícia Militar do Pará são multiplicadores internacionais de polícia comunitária

Chegaram ontem (sábado) de São Paulo-SP o capitão Castro Alves e os tenentes Jofre e Euler. Os jovens oficiais foram capacitados no CURSO INTERNACIONAL DE POLICIAMENTO COMUNITÁRIO - Sistema Koban, por indicação do Programa Segurança Cidadã.
O curso decorre de um Acordo de Cooperação Técnica entre a Polícia Militar do Estado de São Paulo, a Senasp (Secretaria Nacional de Segurança Pública), a JICA (Agência de Cooperação Internacional do Japão), o Ministério das Relações Exteriores e o Governo do Pará.
Em oitenta horas-aulas, oficiais do posto de tenente e capitão de onze polícias militares brasileiras, além de oficiais de polícias oriundas de países da América Central, recebem a capacitação em policiamento comunitário, com ênfase ao Sistema Koban, adotado na Polícia do Japão.
Há, ainda, visitas técnicas realizadas nas bases comunitárais de segurança da capital paulista.
Outros oficiais já estão indicados pelo Programa Segurança Cidadã para os cursos que serão realizados em 2010. No próximo ano, uma nova turma de tenentes e capitães ainda farão o curso internacionl na cidade de São Paulo.
O Estado do Pará não tem despesa nenhuma com a capacitação desses policiais.
De cada ano letivo, segue um oficial de cada Estado representado para complementar o curso na cidade de Tóquio, no Japão.
No ano passado, a tenente Luciana, do Programa Segurança Cidadã realizou o Curso de Policiamento Comunitário na Agência Nacional de Polícia do Japão.
Na foto acima, os oficiais registraram a presença do Coordenador do Programa Segurança Cidadã, coronel Costa Júnior, durante o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, em São Paulo. O instante foi fotografado quando num restaurante japonês, localizado no bairro da Liberdade, onde estavam hospedados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente