Filosofia de Polícia Comunitária empolga alunos do Curso de Formação de Soldados em Marabá

Começou na manhã desta sexta-feira (04), o módulo de POLÍCIA COMUNITÁRIA para o Curso de Formação de Soldados da Polícia Militar, em Marabá-PA, importante município paraense a 500 quilômetros de Belém.

O módulo é, na realidade, o Curso Nacional de Promotor de Polícia Comunitária, iniciativa inédita no Brasil, que torna os novos soldados, antes de serem apresentados à sociedade, PROMOTORES DE POLÍCIA COMUNITÁRIA.

Para a realização do curso em Marabá, o secretário de Segurança Pública do Pará, Geraldo Araújo, assinou um Acordo de Cooperação Técnica com a Senasp (Secretaria Nacional de Segurança Pública), órgão do Ministério da Justiça.
Mediante o acordo, instrutores habilitados pela Senasp ministrarão as disciplinas do curso nos dez pólos de formação de soldados da Polícia Militar do Pará.
O Curso de Formação de Soldados tem a coordenação da Diretoria de Ensino e Instrução da PM e o Curso Nacional de Polícia Comunitária tem a coordenação do Programa Segurança Cidadã, do Governo do Pará.

No pólo de Marabá, 105 alunos-soldados e mais dois cabos do 4º BPM (Batalhão de Polícia Militar) realizam  o curso na Universidade Metropolitana, instituição parceira do 4º BPM, em confortáveis instalações.


Os alunos estão muito empolgados com o curso e interessados com a ampliação de seus conhecimentos, pois é a primeira vez que eles têm informações sobre o Programa Segurança Cidadã e suas ferramentas, além da própria filosofia de Polícia Comunitária.

O comandante do 4º BPM, tenente-coronel Francisco Cardoso,  que também é multiplicador de Polícia Comunitária, está dando todo o apoio à equipe do Programa Segurança Cidadã, que está na cidade com o major Eduardo Campos, tenente Luciana Oliveira e o delegado Paulo Vianna, que acumula experiência com a comunidade desde o início de sua carreira e consolida a integração entre as instituições de segurança pública.

O major Favacho, que comanda umas das zonas de policiamento de Marabá, ao tomar conhecimento dos Projetos Escola de Valor e Estudantes Promovendo Cidadania, pediu o apoio do Programa Segurança Cidadã para implementá-los nas cinco escolas que fazem parte da circunscrição de sua ZPOL.
 
Ao todo, serão 1.600 promotores de polícia comunitária que serão capacitados, entre os novos soldados e lideranças comunitárias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente