RECICLAR É VIVER BEM

VEJA O VÍDEO
Para se ter uma idéia, somente o Brasil produz, por dia, lixo suficiente para encher 30 mil caminhões. Essa quantidade de dejetos corresponde ao peso de mil elefantes e, se empilhada, atingiria uma altura de um prédio de 225 andares. Os lixões a céu aberto atraem animais capazes de transmitir inúmeras doenças e colocam em risco à saúde da população.
A cidade de Belém produz cerca de 1800 ton./dia de resíduos sólidos, que de acordo com o modelo atual, quase todo o lixo doméstico coletado (cerca de 70%) é encaminhado para o complexo destino final do Aurá, hoje um Lixão, situado na localidade Santana do Aurá, distante cerca de 20 km do centro de massa da área coletada. Face sua concepção metropolitana, o Sistema Aurá, ainda recebe cerca de 300 ton./dia de resíduos sólidos do Município de Ananindeua.
A reciclagem é umas das alternativas para o tratamento do lixo urbano e contribui diretamente para a conservação do meio ambiente. Ela trata o lixo como matéria-prima que é reaproveitada para fazer novos produtos e traz benefícios para todos, como a diminuição da quantidade de lixo enviada para aterros sanitários, a diminuição da extração de recursos naturais, a melhoria da limpeza da cidade e o aumento da conscientização dos cidadãos a respeito do destino do lixo.
Aprenda a reciclar o lixo em casa. Porém, é importante ressaltar que o problema do lixo é muito maior. Mesmo quando a coleta funciona, ele não desaparece.
O lixo que geramos hoje é composto por muitas embalagens de plástico, caixas de papel, isopor e latas - materiais que a natureza não consegue decompor, mas que podem ser reciclados e reutilizados, diminuindo assim o impacto ambiental. Mas a realidade, infelizmente, é bem diferente do ideal.
Essa situação não pode continuar e muito menos se agravar. É preciso que façamos a nossa parte, que modifiquemos alguns de nossos hábitos. E essa mudança tem que partir de todas as esferas sociais, através de uma educação ambiental ensinada dentro de casa.
Mude, separe o lixo que for reciclável do orgânico e, caso na sua rua não tenha coleta seletiva, leve o que pode ser reutilizado até os pontos de coleta. Hoje, muitas redes de supermercado já oferecem esse serviço. Faça o mesmo com o óleo de cozinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente