Livro do coronel Nazareno Marcineiro faz sucesso entre os agentes de segurança pública do Pará

Restam  apenas sete unidades do livro POLÍCIA COMUNITÁRIA: construindo segurança nas comunidades, de autoria de Nazareno Marcineiro, Coronel da Polícia Militar do Estado de Santa Catarina, que esteve recentemente em Belém-PA, ministrando aulas para o Curso Nacional de Multiplicadores de Polícia Comunitária.
Esta é mais uma obra que se soma à escassa produção literária brasileira sobre a temática. O texto, cujo prefácio e apresentação são, respectivamente, dos Secretários Nacional e Estadual de Segurança Pública, é dividido em seis capítulos, onde são apresentados, além de um referencial histórico de evolução do trabalho da polícia e da filosofia de polícia comunitária, os quatro eixos estruturantes de uma polícia eficiente e eficaz como prestadora de serviço numa sociedade com as características sócio-política-econômica-cultural do Brasil contemporâneo. Ao longo dos capítulos são apresentados argumentos e ferramentas administrativas que permitem, sem desconsiderar o “status quo”, evoluir para práticas de preservação da ordem pública que se adequem aos sãos princípios de um Estado Democrático de Direito, respeitando as peculiaridades de cada comunidade na construção de uma segurança cidadã.
Segundo o autor, referenciando frase proferida por Ricardo Balestreri, Secretário Nacional de Segurança Pública, que prefacia o livro, realmente Polícia Comunitária é um ideal a ser perseguido, pois não é possível esperar que da noite para o dia todos os princípios, pressupostos e ferramentas dessa filosofia de trabalho policial passe a ser utilizado à revelia da cultura instalada na polícia e no povo brasileiro, consolidada ao longo de um grande período de tempo por práticas reativas e dominantemente repressivas.
Serviço:
- Quem quiser adquirir o livro, pode solicitar por e-mail para: programasegurancacidada@gmail.com.
Telefone (91)3201-3651 / 3201-3709.

2 comentários:

  1. ...as organizações de polícia devem buscar parcerias para identificar, priorizar e agir criativamente sobre os problemas de desordem, violência e criminalidade das comunidades....(Marcineiro). Valeu adquirir o livro.
    Indira Gomes

    ResponderExcluir
  2. Delegada Indira.
    Quando nós lhe vimos na sala de aula, sabíamos que estávamos contando com uma MULTIPLICADORA de primeira qualidade.
    Às vezes se criam tantos malabarismos em segurança pública e a solução dos problemas podem advir de ideias bem simples, muitas delas oriundas da própria comunidade, que é quem vivencia o problema.
    Parabéns pela conclusão do Curso Nacional de Multiplicadores de Polícia Comunitária.

    ResponderExcluir

Comente