Mulheres da paz conversam com policiais militares

O projeto Mulheres da Paz, uma das ações do Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania) já está acontecendo nos bairros do Guamá e da Terra Firme, o primeiro Território de Paz de Belém.
O projeto é executado no Pará pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social.
Os técnicos que oordenam o "Mulheres da Paz" estão muito motivados com o desenvolvimento das atividades de capacitação das pessoas que fazem parte do projeto e também ficaram emocionados com o trabalho dos policiais militares da Base Comunitária da Terra Firme, no primeiro encontro que tiveram no Núcleo Pedagógico Integrado, da Universidade Federal do Pará.
O comandante da Base Comunitária, sargento P. Souza e o comandante da Zona de Policiamento da Terra Firme, capitão Enoc,  são multiplicadores de Polícia Comunitária e são os grandes artífices das iniciativas de prevenção na área do policiamento ostensivo e das ações não-policiais na área.
A comunidade local tem comemorado a queda dos índices de roubo no sub-setor da base, face às ações de prevenção atribuídas a uma construção conjunta das ações no bairro feita com a participação da comunidade.
Este ano foi realizada uma colônia de férias no bairro com a participação de setenta crianças e adolescentes. Já é a segunda e conta com apoio da comunidade de negócios.
O major Rosinaldo, comandante do 20o. batalhão e o coronel Silva, comandante de policiamento da capital esforçam-se como podem para consolidar essas ações nos dois bairros.
Ainda não é uma cultura da nossa organização, mas o trabalho policial baseado na prevenção começa a despontar na comunidade, face à visão empreendedora dos novos gestores que passam a ocupar postos importantes e estratégicos na área da segurança pública.
Outros, têm que ceder.
Ou a gente muda ou mudam a gente.
- Eu acredito é na rapaziada! - diria Gonzaguinha se vivo estivesse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente