Beltrame recusa convite para assumir Senasp

Secretário de Segurança do Rio se encontra com titular da secretaria nacional, mas nega assumir vaga no governo federal.

POR CHRISTINA NASCIMENTO

Brasília - O secretário estadual de Segurança Pública do Rio de Janeiro, Mariano Beltrame, participou ontem de encontro, em Brasília, com o secretário Nacional de Segurança Pública (Senasp), Ricardo Balestreri. A reunião aumentou os rumores de que vai ocupar uma cadeira na capital federal, mas Beltrame nega.

Nos bastidores, a informação é de que o encontro já estava programado e que seria uma visita de cortesia. Após sair da reunião, ele desconversou. Mas também negou que reunião tenha sido para medir ajuda de tropas governo federal para controlar a onda de violência no Rio.

Beltrame teria recusado dois convites feitos para assumir a Senasp e um para ser diretor geral da Polícia Federal no governo de Dilma Rousseff. A explicação para não aceitar teria sido o prestígio e a relação afinada com o governador Sérgio Cabral, que sempre elogia a política de segurança adotada por Beltrame. “Para a PF existem vários candidatos a diretor-geral e ter mais um concorrente não seria o ideal”, comentou um dos funcionários do alto escalão da Senasp.

Nos bastidores fala-se que o nome mais cotado para assumir o cargo ocupado por Balestreri é o do atual secretário-executivo do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), no Ministério da Justiça, Ronaldo Teixeira da Silva, conhecido como professor Nado.

Ex-chefe de gabinete do ministro da Justiça, Tarso Genro, em 2007, Ronaldo tem prestígio com a cúpula petista e é um dos homens de confiança de Balestreri. Além disso, ele pilota programas importantes do ministério como o "Mulheres da Paz", que oferece bolsas para ajudar a retirar adolescentes da criminalidade e o Projeto de Proteção dos Jovens em Território Vulnerável (Protejo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente