Polícia Militar de SP usará colete à prova de bala por baixo do uniforme

Até o fim do ano, todos os policiais militares de São Paulo vão aparecer nas ruas com um visual diferente. Soldados, cabos, sargentos e oficiais vão utilizar os coletes à prova de bala sob a farda. A determinação partiu do comandante da corporação, Álvaro Camilo. Para ele, o policial com o colete exposto sugere uma imagem repressora da PM. A mudança pretende aproximar a população dos policiais, dentro da filosofia de polícia comunitária.
Segundo Camilo, o equipamento sob a roupa causará um impacto menos agressivo às pessoas que passam pela rua. Em junho, 2.500 recrutas formados pela Escola de Soldados de Pirituba, zona oeste, foram os primeiros a receber o equipamento. Na fase de estágio, eles foram para as ruas diariamente com os coletes dentro da camisa. Depois, foram compradas mais 15 mil peças que já fazem parte do dia a dia de outros policiais.
De acordo com corporação, cada colete custa R$ 350, em média. Nessa nova versão, eles são cinza claro. Agora, o tecido dos modelos comprados é mais mole, o que não causa tanto desconforto. O policial que quiser poderá usar o colete diretamente na pele, uma vez que, segundo a PM, é preparado com material antibacteriano. Mesmo assim, alguns policiais têm optado por colocar uma camiseta por baixo.
Quem for flagrado fugindo à nova regra será advertido pelo seu comandante. Cada oficial responsável por batalhões fará uma espécie de check-list antes de mandar o efetivo para a rua.
Carolina Ricardo, coordenadora de gestão local de segurança Pública do Instituto Sou da Paz, diz que a medida é válida, mas acredita que outras atitudes devem ser tomadas para aproximar a população dos PMs. "É importante a aparência física, mas sozinha não dá conta. É preciso aprimorar, fazendo a PM ajudar o cidadão nas ruas, conhecendo a região onde atua e sendo treinada para se comunicar." As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

8 comentários:

  1. usar colote por baixa da farda é HORRÍVEL.
    depois de 12 no sol,começa a pinicar, coçar... horrível, nosso comandante deveria pensar é no conforto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No exercito eu usava um colete na Selva, 24h, com chapa de aço por cima do colete balistico, para proteger de balas de fuzil 762 e 12! E nunca reclamei, fora a mochila operacional e capacete!

      Excluir
  2. Uso colete diariamente esse material que falam e mais mole forma uma dobra embaixo além de ir deformando logo começa o mal cheiro.Poderiam equipar melhor os pm.

    ResponderExcluir
  3. Bom para mim foi e será uma ótima opção que a PM investiu para nós Policiais, o Problema esta sendo em dia quentes, pois de fato a transpiração incomoda um pouco.TKS pelo empenho.
    SD.PM FERNANDES 23º BPM/M 3ªCIA

    ResponderExcluir
  4. So quem usa que sabe com e descofortavel,principalmente no calor.

    ResponderExcluir
  5. ninguém pensou nos policiais do litoral né?
    40 graus na sombra, com sensaçao termica de 50.

    ResponderExcluir
  6. Policiamento Comunitário em foco, em um Estado cujo crime organizado não tem freios.
    Tratem de zelar pelas vidas de seus policiais primeiro, combatam o crime organizado (leia-se: "PCC") com rigidez extrema, briguem por leis duras, onde policiais mortos sejam "vingados" judicialmente com penas especiais, duramente aumentadas, para aqueles que se atrevem à tirar a vida de quem zela por nós.
    Feito isso, aí sim, busquem maior aproximação da Polícia com o Cidadão. Uma vez que, com o crime organizado ativo, à todo vapor, ninguém se atreverá à ser amigo de policial, colaborador do Estado, pois sabem o risco que correm.
    O Brasil chegou a um patamar que Polícia Cidadã deve ser sonho para o futuro, sendo hoje massa de manobra para propagandas de interesses individuais. A Polícia Cidadã, inspirada no modelo executado no Japão pós-2º Guerra, pode até funcionar no Brasil, mas cada passo de uma vez.

    p.s.: Aproximadamente R$ 350,00 o colete, e mesmo assim em Goiás é uma luta para que o policial vá às ruas protegido. AQUI NÃO TEM COLETES PARA TODOS!

    ResponderExcluir

Comente