COMUNIDADE
Capacitação com solidariedade para os moradores e respeito ao meio ambiente. É assim que funcionam os projetos de inclusão e formação profissionalização da Associação dos Moradores do Conjunto Habitacional Julia Seffer (Achajus). Ontem, os moradores anunciaram mais um resultado de um dos projetos da associação. Em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), a associação mostrou o composto orgânico produzido que será certificado para gerar renda e trabalho aos moradores.
O adubo orgânico, com alto teor de fertilidade já comprovado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), foi produzido depois de oficinas de associativismo e compostagem orgânica, com aproveitamento de resíduos produzidos pelos próprios moradores como cascas de frutas, folhas e capins produzidos nas áreas verdes do conjunto, associados a uma quantidade de esterco bovino colhido em uma fazenda nas redondezas.
"Os produtos das nossas oficinas, como o adubo orgânico, vão ajudar a compor a renda não só dos moradores do conjunto, mas também das famílias que moram no entorno e fazem as oficinas e cursos aqui na associação. Assim, elas poderão caminhar com os próprios pés. Isso também ajudou a diminuir bastante a violência", comemora Luiz Serique, presidente e voluntário da Achajus.
Os moradores que participaram da produção do composto orgânico em outubro também testaram o produto em um pequeno canteiro de horta. Ontem, eles colheram a produção de coentro, depois de 45 dias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente