readores de Barreiras-BA aprovam projeto de instalação de biombos em bancos senelhante ao criado pela PM do Pará

FEBRABAN INSISTE EM NÃO APOIAR A IDEIA DOS BIOMBOS
Foi aprovado na última sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Barreiras, o Projeto de Lei nº 011/2010, de autoria do vereador Sobrinho, que determina a instalação de biombos ou estruturas similares nas agências bancárias do município. O objetivo do projeto é combater assaltos em bancos. O biombo ajudaria a preservar a intimidade e a segurança dos clientes, impedindo a visualização das operações bancárias por terceiros.


Diversas cidades do Brasil já aprovaram ou já fazem uso deste mesmo tipo de lei, que obriga bancos a colocarem biombos em frente aos caixas ou terminais de auto-atendimento, evitando a chamada “saidinha bancária”, que é quando ao assaltante aborda a vítima logo ao sair do banco. Em João Pessoa, na Paraíba, mais de 50 estabelecimentos bancários cumprem a lei, e segundo a prefeitura, depois da adoção da medida, houve redução em 70% nesse tipo de crime.

No entanto, segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), leis que obrigam os bancos a colocarem barreiras visuais entre os guichês de caixa e os clientes em espera, aprovadas ou em tramitação em diversos municípios, não possuem estudos ou embasamentos técnicos que comprovem sua eficácia.

Segundo a Febraban, os biombos tendem a criar pontos cegos, onde podem ocorrer ou ter início ações indesejáveis, às quais o vigilante não terá acesso a menos que se desloque de sua posição, que é determinada pelo plano de segurança aprovado pela Polícia Federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente