Estação das Docas é referência em blog do Rio de Janeiro

O projeto arquitetônico da Estação das Docas, cartão postal de Belém, ganhou destaque no blog Rio, Régua e Compasso, hospedado no site do jornal O Globo. Com o tema "De Belém para o Rio", o artigo publicado nesta quinta-feira (27) mostra que o trabalho de revitalização da área portuária da capital paraense, coordenado pelo arquiteto Paulo Chaves Fernandes, atual secretário de Estado de Cultura, poderia servir como inspiração para a região portuária da cidade do Rio de Janeiro, que é uma das subsedes da Copa do Mundo de Futebol de 2014 e sede dos Jogos Olímpicos de 2016.


O jornalista Rogério Daflon, um dos autores do blog, afirma que o modelo adotado na Estação das Docas pode contribuir para a construção de instalações olímpicas na região portuária do Rio.

No blog, Paulo Chaves conta detalhes sobre o processo de construção da Estação das Docas, destacando desde as dificuldades que enfrentou até o sucesso do projeto, que depois de concluído deu à população uma imensa janela para a Baía do Guajará, que banha a capital paraense, tornando-se um ponto obrigatório do turismo na cidade, gerando renda e empregos, e contribuindo para elevar a autoestima dos paraenses.

Segundo o secretário de Cultura, antes da Estação a área portuária de Belém não era aproveitada, e os galpões localizados no porto impediam a vista para a Baía do Guajará.

Inaugurada em maio de 2000, a Estação das Docas é um complexo turístico com 500 metros de extensão e 32 mil m², que oferece a seus visitantes restaurantes, lanchonetes, sorveteria, choperia, quiosques de comidas típicas e de venda de artesanato, lojas (inclusive de joias artesanais feitas no Pará), chocolateria, livraria e outros serviços.

A agenda cultural da Estação, com artistas locais e nacionais, é garantida no Teatro Maria Sylvia Nunes, que tem 426 lugares e um palco de 200 metros quadrados, no Cine Estação e no palco deslizante.

A matéria completa está disponível no site: http://oglobo.globo.com/blogs/rioreguaecompasso

Bruna Campos - Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente