Sistema de Segurança Pública propõe pacto pela paz em Altamira

"A área de segurança de todo o Estado precisa de um pacto pela paz, e este é o momento de se firmar uma grande aliança para a solução de problemas que exigem atenção e compromisso por parte do poder público", afirma o secretário de Estado de Segurança Pública, Luiz Fernandes Rocha (foto), que neste sábado (22), a partir de 09h, participa no município de Altamira, no sudoeste paraense, de uma audiência pública, junto com titulares dos demais órgãos do Sistema de Segurança Pública. A reunião acontecerá na sede da Associação Comercial da Indústria Agroindustrial de Altamira (Aciac).

Segundo o secretário Luiz Fernandes, a reunião promoverá uma discussão mais ampla sobre questões ligadas à segurança pública na região. O encontro contará com a presença de representantes do Conselho de Segurança Pública de Altamira, Associação de Mulheres de Altamira, Comissão de Justiça e Paz, entre outras entidades. Na ocasião, o secretário entregará dois veículos para as Delegacias da Mulher e de Polícia Civil de Altamira.

"Vamos formar uma grande rede em favor da segurança do povo do Pará. Para isso, precisamos buscar o apoio e a parceria dos diversos segmentos da sociedade, como as prefeituras, comunidades de bairros, sindicatos, federações, entidades sociais e de classe, escolas e lideranças comunitárias", acrescentou.

A audiência foi solicitada há cerca de duas semanas, por diversas lideranças comunitárias e representantes de entidades sociais do município, em reunião com o secretário Luiz Fernandes Rocha, na sede da Segup, em Belém.

Além do secretário, participam do fórum de segurança em Altamira o comandante geral da Polícia Militar, coronel Mário Solano; o delegado geral de Polícia Civil, Nilton Athayde; o superintendente do Sistema Penitenciário, major Francisco Bernardes, e representantes locais do Corpo de Bombeiros e do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves.

Esforço - A difusão da cultura da paz, segundo o secretário, deve envolver todas as instituições do Sistema de Segurança e os demais poderes públicos, em suas diversas esferas, e principalmente a sociedade, num esforço conjunto em favor de ações intensas de combate à violência e à criminalidade.

Maior município do mundo em extensão territorial, com 159.696 km, Altamira é polo da região, distante cerca de 754 quilômetros de Belém. A cidade, que está localizada às margens do Rio Xingu e é cortada pela Rodovia Transamazônica (BR-230), conta atualmente com uma população de aproximadamente 100 mil habitantes, dos quais 75% residem na zona urbana. A economia do município gira em torno da agroindústria.


Lene Alves - Segup

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente