Conselho de Segurança Pública do Meio-Norte vai retomar atividades

O secretário de Segurança Pública do Estado do Amapá, Marcos Roberto Marques da Silva, visitou, na manhã desta segunda-feira (14), a sede da Secretaria de Segurança Pública do Pará (Segup), em Belém, onde foi recebido pelo secretário Luiz Fernandes Rocha, titular da área de segurança paraense.


Na sede da Segup, Marcos Roberto da Silva, atual presidente interino do Conselho de Segurança Pública do Meio-Norte (Comen), participou de uma reunião com os conselheiros do Núcleo Regional do Pará do Comen (representantes e titulares da Secretaria de Segurança Pública, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal).

O colegiado discutiu questões administrativas ligadas ao reinício das atividades do Comen, que deve garantir o reforço de ações e operações integradas de combate à violência e à criminalidade entre os Estados que compõem o Conselho (Pará, Amapá, Piauí, Tocantis e Maranhão). "O Comen nos possibilita uma aproximação maior entre as polícias estaduais e federais dos diversos Estados que integram o Conselho. Essa integração nos auxilia tanto nas atividades de prevenção quanto na investigação", disse o secretário Luiz Fernandes Rocha.

Ele explicou que atualmente o crime não ocorre mais de forma localizada. "Hoje é muito grande a migração dos criminosos nas regiões do país. E o Comen tem nos ajudado a resolver, bem rapidamente e até por telefone, algumas questões investigativas da nossa área. É como se fosse uma extensão da atividade policial porque promove a unificação entre os Estados", acrescentou.

Durante o encontro, Marcos Roberto da Silva também propôs a realização de uma nova reunião do colegiado, que deverá ocorrer no próximo mês de março, na cidade de São Luiz do Maranhão, com o objetivo de eleger o novo presidente do Conselho de Segurança Pública do Meio-Norte.
 
Agência Pará

Um comentário:

  1. Gostaria de saber se eles tem em mente implementar o projeto do Rio de Janeiro, as UPPs. os índices de criminalidade vem mostrando bons resultados nas operações tendo em queda a taxa de homicídios.

    ResponderExcluir

Comente