Iesp capacita policiais para investigação no interior

Trinta policiais civis estão prontos para atuar no combate à criminalidade no interior do Estado.
A Academia da Polícia Civil promoveu, nesta sexta-feira (13), no Instituto de Ensino de Segurança do Pará (Iesp), em Marituba, na Grande Belém, o encerramento do curso de operações policiais e investigações para agentes dos Núcleos de Apoio à Investigação (NAIs) que atuam em seis regiões do Pará. Com presenças do secretário de Estado de Segurança Pública, Luiz Fernandes; do delegado-geral, Nilton Atayde, e integrantes da direção geral da Polícia Civil do Pará, os policiais civis receberam certificados.
Os servidores foram capacitados, nas últimas duas semanas, em treinamentos práticos, como tiro ao alvo, e aulas teóricas sobre assuntos como direitos humanos, condutas policiais e relações interpessoais. O curso voltado aos policiais civis dos NAIs é inédito. O projeto foi concebido em parceria pela Academia e o delegado-geral adjunto, Rilmar Firmino.
O objetivo foi especializar os servidores para atuar em ações táticas específicas em operações policiais e investigações de alta complexidade. “Visamos sobretudo transpor as distâncias que dificultam a capacitação e qualificação profissionais lotados no interior do Estado, além de garantir mais qualidade ao trabalho investigativo”, explica o delegado Adonai Mota, diretor da Academia.
Com o curso, os policiais civis estão mais bem preparados para o enfrentamento da criminalidade e da violência, principalmente, os que atuam no interior. Uma das diretrizes fundamentais da Polícia Civil é a formação continuada, com atualização e capacitação, dos policiais.
Os policiais civis formados são lotados nas regiões de Santarém (7); Castanhal (8); Marabá (4); Redenção (4) e Abaetetuba (4) e três são chefes-de-operações com atuação em Belém. Cada NAI é responsável por garantir apoio às investigações instauradas pelas equipes das Superintendências Regionais. Por isso, a necessidade de capacitar os servidores desses núcleos para atuar em operações. O curso continuará com a formação de uma nova turma com investigadores que atuam como chefes-de-operações, além de diretores de Seccionais e de Divisões Especializadas.
Walrimar Santos - Polícia Civil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente