CLIQUE NO VÍDEO PARA ASSISTIR

Loading...

TELEFONE 181 - DISQUE-DENÚNCIA

O Disque-Denúncia é uma iniciativa do Governo do Estado, que tem como objetivo facilitar e incentivar a participação do cidadão paraense, em programas que visem a redução da criminalidade e da violência, além de contribuir para a eficácia das Polícias Civil e Militar e do Sistema de Justiça Criminal, através da criação de uma Central Telefônica de Atendimento capaz de coletar os mais variados tipos de denúncias, auxiliando o trabalho investigativo e preventivo das Polícias.
O sucesso deste programa, entretanto, depende tanto do engajamento da comunidade, repassando informações, quanto do comprometimento das polícias e do sistema judicial em analisar e usar as informações para identificar e processar criminosos, prevenindo assim a ocorrência de diversos crimes.
FUNCIONAMENTO
Através do número de telefone 181, o cidadão de todo o território paraense pode fornecer dados sobre os tipos de crime e formas de violência, com total garantia do sigilo das denúncias e com o anonimato do denunciante, visto que a Central Telefônica de Atendimento não estará ligada a nenhum sistema de rastreamento e nem de identificação de chamadas.
ATENDIMENTO
O atendimento ao cidadão é realizado 24 horas por dia, sete dias por semana, sendo garantido a gratuidade da ligação, bem como o atendimento realizado por profissionais de tele-atendimento especialmente treinados. Ao final da ligação, o cidadão recebe uma senha para após 15 dias saber das providências adotadas, dos resultados obtidos pela polícia a partir da denúncia, ou mesmo para complementar os dados passados anteriormente.
CENTRAL DE ACOMPANHAMENTO

As denúncias recebidas são repassadas para as coordenadorias das Polícias Civil e Militar responsáveis em analisá-las e encaminhá-las para as Unidades de Segurança competentes pela apuração (Delegacias e ZPOL/PM), via correio eletrônico, ficando estas, responsáveis pela resolução da denúncia, tendo o prazo de 15 dias para enviar às coordenadorias do Disque-Denúncia, informações sobre as providências adotadas na solução do problema e resultados obtidos.
BANCO DE DADOS
O Disque-Denúncia disponibilizará, aos órgãos públicos de segurança, todo o banco de informações coletadas pelo serviço prestado, que de alguma forma, possam contribuir para a resolução dos casos.