Policiais militares de vários batalhões da capital e até do interior
encerram hoje o Curso de Operador de Polícia Comunitária.
Maceió/AL -Durante uma semana, um efetivo de 48 PMs realizaram treinamentos teóricos e práticos sobre como é a atuação de uma polícia mais voltada à resolução dos problemas da comunidade.
“Todos receberam conhecimentos para identificar tais problemas que afetam direta ou indiretamente os moradores e que podem gerar casos de violência. Eles observarão as causas e irão buscar as soluções que tiverem ao alcance”, explica o gerente de implantação e gestão de polícia comunitária da Secretaria de Defesa Social, tenente-coronel Fernando Pacheco.
Na última terça-feira (13), durante todo o dia, os policiais fizeram a parte prática do curso e visitaram as residências de moradores do Bairro do Clima Bom e do Conjunto Selma Bandeira, local que foi pioneiro na implantação do policiamento comunitário em Maceió. Na área, os índices de criminalidade caíram drasticamente desde agosto de 2009.
“Estas visitas técnicas são essenciais. A parte prática nos traz mais experiência para lidar com as situações que enfrentaremos no dia a dia do policiamento comunitário”, esclareceu a policial Magda Tenório, do Batalhão de Polícia de Eventos. Ela atuará na base comunitária do Bairro do Jacintinho.
O vendedor autônomo Carlos dos Santos (45) afirma que já houve uma grande melhora na segurança do Clima Bom, um dos locais atendidos pela base comunitária instalada no Conjunto Osman Loureiro. “Desde que a polícia ficou mais perto da gente, a violência diminuiu. Não vi mais tantas brigas como antes e até mortes, por exemplo”, disse o morador do Clima Bom.
Com o encerramento do Curso de Operador de Polícia Comunitária, os policiais apresentarão relatórios e irão fazer um estudo de caso sobre a experiência obtida na parte prática.
Nesta semana será iniciado o Curso de Gestor de Polícia Comunitária, destinado aos policiais com as graduações de sargento.
Os cursos têm a coordenação da Secretaria Nacional de Segurança Pública, em parceria com o Ministério da Justiça e da Secretaria de Defesa Social do Estado de Alagoas.
Atualmente, existem quatro bases comunitárias em Maceió. Outra está em processo de implantação na cidade de União dos Palmares. Nesta segunda, dia 19, será inaugurada a base comunitária no município de Olho D’Água das Flores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente