Governo forma 1.500 crianças do Proerd em Recife

PROERD DA POLÍCIA MILITAR

A alegria tomou conta de milhares de crianças e adolescentes que lotaram a Igreja Mundial do Poder de Jesus, na Avenida Cruz Cabugá, no Recife, nesta sexta-feira (02) durante a formatura de conclusão do Curso Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – Proerd. Pela primeira vez, o curso foi ministrado com a Cartilha na Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, beneficiando 40 alunos portadores de deficiência auditiva da escola Municipal Padre Antônio Henrique, localizada no bairro do Derby.

Para o instrutor do curso em Libras, soldado Douglas Silva, especialista na linguagem dos sinais, é de extrema importância também desenvolver o curso do Proerd com os deficientes auditivos. “O trabalho de prevenção não existe fronteiras, e é muito gratificante trabalhar com esses jovens”, afirmou. O programa com esse público vem sendo realizado desde 2005. Cerca de sete turmas já foram formadas beneficiando aproximadamente 300 jovens.

Para a diretora da Escola Municipal Padre Antônio Henrique, Maria de Fátima Ferraz, o programa é de extrema importância independente da condição de qualquer pessoa. “Eles se sentem valorizados, comprometidos e, sobretudo, inseridos no contexto da cidadania. A mudança no comportamento dessas crianças é impressionante. Solidariedade, o respeito e a cumplicidade têm sido observados no dia a dia delas”, revelou.

A aluna Tatiane Fernandes Machado, 12 anos, através da linguagem de sinais, falou da satisfação em participar do curso. De acordo com o instrutor, ela disse que adorou conhecer o Proerd e que aprendeu que as drogas causam mal às pessoas podendo levá-las a destruição.

Recorde – O programa que tem beneficiado cada vez mais jovens no Estado, está batendo recorde no atendimento.
Este ano, 51.800 pessoas, dentre crianças, adolescentes e os pais, já se formaram no curso. “Onde houver uma sala de aula em qualquer lugar em nosso Estado, estaremos levando a prevenção às drogas”, garantiu o gerente de Prevenção e Articulação Comunitária da SDS, João Evangelista, que na ocasião representou o Secretário de Defesa Social Wilson Damázio. Para ele, o Proerd não é apenas um programa. Ele atua no que existe de mais importante no ser humano: família, escola e o poder público constituído.
Participaram a formatura 12 escolas municipais e estaduais dentre elas a Cônego Rochael de Medeiros, Professora Soraia Maria de Araújo, Deputado Edson Cantarelli, Nossa Senhora do Pilar, dentre outras. O aluno Márcio Alan Freitas, da Escola Rochael de Medeiros, representou todos os alunos lendo sua redação sobre a importância do programa. Para ele, que pretende ser um policiais quando crescer, foi muito importante participar do Proerd. “Vou informar a todos meus amigos dos perigos das drogas”, garantiu.
O bispo da Igreja Mundial Omar Ribeiro ficou impressionado com o Proerd. “As portas da nossa igreja estarão sempre abertas para ações de combate às drogas que o governo queira realizar. É um prazer podermos contribuir com a redução da violência”, afirmou.
Durante a solenidade, integrantes do grupo teatral “Suzy, Chiquinho e sua Turma”, da 1ª Igreja Batista do bairro de
 Linha do Tiro, apresentou a peça “O Cachorrão” interpretando uma das formas em que os traficantes atuam para inserir os jovens no mundo das drogas, mostrando também o papel da polícia que trabalha com a prevenção. A Organização Não Governamental “Moradia e Cidadania”, também contribuiu para a realização do evento.
Prestigiaram a solenidade o Tenente Coronel Jorge Pereira, representando o Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel Tavares Lira, o Major Jailton —- Coordenador Pedagógico do Proerd e o Major Cláudio Santos, Coordenador da Patrulha Escolar.

http://www.g20total.com/noticias/governo-forma-1-500-criancas-do-proerd-em-recife

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente