Coronel PM Francisco Machado: 80 anos


O Coronel PM Ref Francisco Ribeiro Machado, comemorou ontem (07jan), no Grêmio Literário e Recreativo Português, na Av. Augusto Montenegro, 80 anos de vida.
Entre amigos e familiares, o Cel PM Francisco Machado relembrou momentos de sua vida no Piauí e na Polícia Militar, através do vídeo exibido aos convidados.
Machado é, sem dúvida, um referencial para a história da corporação, tendo sido comandante geral da PM entre os anos de 1982-85, quando da abertura democrática. Ingressou na carreira como soldado PM, percorreu quase todas as graduações, vindo a fazer diversos cursos na corporação.
A paixão pela corporação ecoou em seus rebentos que, ingressaram na PM e ocupam os postos de Coronel PM, Tenente Coronel e Capitão PM, respectivamente, Marcos, Carlos e Ana Machado.
Muitos Oficiais PM entre os convidados puderam entender como a polícia militar chegou no estágio atual e como as gerações passadas tiveram que passar por privações e dificuldades, quando Machado, no vídeo comemorativo narrava os turnos de serviços no "presídio São José" que durava 15 dias e a dormida numa esteira e com paralelepípedos servindo de travesseiro.
Outra lembrança emblemática foi a forma de transporte da tropa que, se existisse a CTBel na época, o caminhão viveria sendo multado, dadas as condições precárias do transporte da tropa. Felizmente, o Coronel Maravalho Bello no comando da corporação trouxe a inovação do veículo "tomara que chova", com um pouco mais de conforto porque a tropa era transportada sentada, mas insegura porque cada um dos policiais militares se segurava nos outros - refletiu.
As agruras do serviço não impediram que Machado ingressasse no oficialato e concluísse o curso de letras na Universidade Federal do Pará, vindo a ser Chefe da Casa Militar e Comandante Geral. O exemplo do retirante saído do Piauí que venceu na Amazônia foi lembrado pelos irmãos que estavam presentes no evento.
Homem de letras e de armas, seguiu seu caminho na corporação, e na reserva chegou a publicar o "Manual do Soldado", livro que reunia uma série de conhecimentos práticos e necessários para o Soldado PM. Agora, prepara um livro de história da PM.
Parabéns ao Coronel Machado pelos seus 80 anos.


Colaboração:
Ronaldo Braga Charlet - Capitão PM
Bach/Lic. História - Esp. Patrimônio Histórico - M.Sc. em Planejamento do Desenvolvimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente