Governo e Jica assinam acordo para obras do "Ação Metrópole"


O acordo que viabiliza o empréstimo de R$ 320 milhões ao governo do Pará, para investimentos na segunda etapa do projeto Ação Metrópole, será assinado nesta quinta-feira (09), às 10h, na sede da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica), em Brasília (DF). Os recursos vão garantir as obras de construção do corredor viário, que interligará a Região Metropolitana de Belém, a partir do município de Marituba, ao centro da capital.
O teor do acordo foi finalizado na tarde desta quarta-feira (8), e será assinado por representantes da Jica e da Secretaria Especial de Infraestrutura e Logística para o Desenvolvimento Sustentável, do Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM), da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa) e da Procuradoria Geral do Estado (PGE).
Pelo governo federal assinarão representantes da Secretaria de Assuntos Internacionais, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e da Procuradoria Geral da Fazenda. Os recursos serão do Banco Mitsubishi, sediado em Tóquio (Japão).
Em todas as operações de crédito externo envolvendo os Estados, o governo brasileiro é o grande avalista do acordo. Com a aprovação do acordo entre o governo do Pará e a Jica, a proposta de empréstimo segue agora para aprovação do Senado, quando será transformada em contrato. A votação deve acontecer até o fim de março.
Parceria - Para o diretor geral do NGTM, César Meira, o acordo é a garantia da realização de uma obra importante para o Estado. “Todas as reuniões demonstraram o total interesse da Jica em continuar a parceria firmada com o Pará desde 1991, e do governo federal em contribuir para a solução dos problemas do trânsito em Belém. É a população que ganha com o resultado desse acordo”, afirmou.
A equipe do governo do Pará está em Brasília desde a última segunda-feira (06), participando das reuniões sobre o acordo. “O trabalho foi muito técnico, de discussão minuciosa dos termos do acordo”, explicou Sérgio Leão.
O sistema tronco alimentador, previsto na segunda fase do“Ação Metrópole”, atenderá aos seis municípios da Região Metropolitana de Belém. O projeto prevê as obras no corredor da Rodovia BR-316, Avenida Almirante Barroso e centro de Belém, e ainda a construção de um terminal de integração e estação de transbordo, melhorando o serviço e a qualidade do transporte público na RMB.
Texto:
Amanda Engelke – Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente