Da Redação
Agência Pará de Notícias
Agência Pará de Notícias
é um dos equipamentos usados na capacitação de policiais civis e militares
Eunice Pinto/ Ag. Pará

O Instituto de Ensino de Segurança
Pública, referência nacional na formação de agentes de segurança, se
tornará a primeira faculdade específica do país nessa área
O ano letivo foi iniciado em 30 de janeiro com duas turmas - uma de 40 alunos, da Polícia Militar do Pará, e outra de 43, com policiais militares do Amapá. Uma missa marcará oficialmente, nesta sexta-feira (17), o começo das atividades de formação do Iesp em 2012.
O diretor geral do Instituto, coronel PM Emílio Ferreira, informou que além dos cursos de capacitação, graduação e especialização, oferecidos com o apoio da Universidade Federal do Pará (UFPA), o Iesp se prepara para este ano iniciar o curso de Mestrado em Segurança Pública e Mediação de Conflitos. O mestrado faz parte do projeto que tornará o Instituto a primeira faculdade específica desta área no Brasil. “O Instituto é pioneiro na formação integrada de policiais militares, civis e bombeiros no Brasil. Além da formação dos agentes de Segurança Pública do Pará, como referência no país, também oferecemos formação para agentes de outros Estados”, disse o diretor.
Os cursos oferecidos variam de acordo com a corporação do agente. O coronel explicou que os policiais civis fazem o curso técnico, que dura de 6 a 8 meses. A maioria já tem graduação, normalmente em Direito. Os oficiais da PM e dos Bombeiros fazem a graduação em Segurança Pública e Defesa Social, e Gestão de Riscos Coletivos, respectivamente, que dura, em média, 3 anos.
Há também os cursos de nível médio para os praças da PM ou Bombeiros, com duração de 8 meses. A formação é feita por profissionais experientes da área. O Iesp possui a infraestrutura necessária para a capacitação teórica e prática, com biblioteca, torre de treinamento, estande de tiro e outros equipamentos.
Texto:
Thiago Melo - Secom
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente