Coronel Robson Rodrigues Algumas pessoas pensam que prevenção não é o papel da polícia.
Eu acho que sim, nós estamos trabalhando com prevenção. Tem policial que está encaminhando para emprego, trazendo projetos esportivos, exercendo sua habilidade técnica como professor de aula de reforço, escolinha de futebol, karatê, produção de eventos.
Tudo isso faz com que o policial se humanize frente a essas pessoas e que ele reconheça a humanidade nessas pessoas. Então há uma transformação nesse sentido.
Além disso, vamos ter condições de falar para essa juventude e de trazer parceiros que possam dar capacitação com qualidade, esportes, oportunidades. O esporte nesse sentido é muito interessante e é um parceiro fundamental por causa dos valores que traz, da disciplina, do fair play, do não às drogas, da saúde. Então, nesse sentido, os valores do esporte são pertinentes com os objetivos do programa UPP.
Caro amigo Costa,
ResponderExcluirPenso que a pergunta fundamental não é se a prevenção é ou não papel da PM, mas o motivo de parte significativa da população não entender ser esse um dos papéis da polícia.
A resposta me parece simples: A população não se sente protegida por ninguém. Em muitos casos ela se quer confia na Polícia.
A questão é: Será que ela tem razão em não se sentir protegida e em não confiar na polícia?
Como sempre, um grande abraço e boa sorte na sua missão.
Wolgrand