Banda da PM emociona socioeducandos da Fasepa em Benevides

ASCOM
O evento também contou com apresentações artísticas dos jovens atendidos pela Fasepa
 
A apresentação da Banda da Polícia Militar do Estado do Pará (PM/PA) com jovens que compõem grupos artísticos da Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa), realizada na manhã de sexta-feira (16), foi marcada pela emoção, no Centro Socioeducativo de Benevides, Região Metropolitana de Belém (RMB).
O evento teve como objetivo estreitar ainda mais os laços institucionais entre a Fasepa e a Polícia Militar, aproximando a corporação dos adolescentes, jovens e seus familiares.
Durante a apresentação, a presidente da Fasepa, Ana Célia Cruz de Oliveira, anunciou a formatação de um projeto inédito: a criação da primeira banda de fanfarra da Fasepa, através de uma parceria entre as duas instituições. “O projeto da criação da banda de fanfarra na verdade começa hoje. Um grande projeto não começa necessariamente pela sua redação, e sim, pela mobilização dos agentes que farão o projeto acontecer”, explica a presidente. Ainda de acordo com ela, a previsão é que no máximo até o final do mês abril a parceria já estará em andamento.
 “Estaremos verificando de que forma vamos adquirir os instrumentos musicais, se iremos comprar; doações; ou por meio de parceiros”, avalia Ana Célia.
Assim que chegaram, os integrantes da Banda da Policia Militar percorreram as dependências da unidade, inclusive nos alojamentos, tocando belíssimas canções, até se dirigirem ao ginásio. Os presentes também assistiram algumas apresentações dos grupos de capoeira, hip-hop e percussão da Fasepa. Este último, aliás, merece um destaque à parte. Em um momento inusitado, policiais deixaram seus instrumentos um pouco de lado, foram ao encontro dos jovens que estavam tocando.
Instrumentos clássicos deram lugar a violão, afoxé, atabaques e curimbós. Jovens e a Banda da Polícia Militar ainda que por alguns instantes, integraram a mesma equipe, dando uma amostra do que será a parceria entre Fasepa e Policia Militar.

ASCOM Os integrantes da Banda da Polícia Militar percorreram as instalações da Fasepa
 “Seria muito importante essa parceria. Que esses jovens descubram dentro de si o quanto tem de bom através da música, desenvolva bons valores”, diz oSub Tenente Manoel Oliveira [regente da banda].Ele revela ainda que integra a banda há mais de vinte e cinco anos, e essa “é a primeira vez que um jovem me pede para repetir uma música, porque ele estava com a sua mãe presente, então a música o tocou [referindo-se a música ‘Nossa Senhora’, eternizada na voz de Roberto Carlos]. Então a semente foi plantada, agora é só regar para que ela se desenvolva”, reflete.
O evento também contou com a presença de representantes da sociedade civil, que puderam desfrutar de uma manhã alegre e aprazível. “Encontrar a polícia participando com os jovens que se encontram em recuperação, agindo em conjunto para criar algo bom, como a música, a orquestra é algo digno de elogios e parabéns”, conta entusiasmado Heitor Morel.
O major Costa Vale, que estava representando o comandante da Companhia Independente Especial de Polícia Assistencial (Ciepas), Eder Ribeiro, disse estar muito satisfeito e esperar que uma vez iniciado esse projeto, renda bons frutos para a sociedade. “Nós já estivemos aqui outras vezes. E observamos de perto, inclusive, alguns projetos que já acontecem e como a polícia pode ajudar esses jovens nesse processo, temos muito à contribuir”, defende o major da PM.


Texto:
Alberto Passos - Fasepa

Um comentário:

  1. Legal esta ação adoro música. Alguém conhece um policial da banda que se chama JOSÉ ADALBERTO DO ESPIEIRO SANTO CORRA?

    ResponderExcluir

Comente