Pronasci ajuda a levar segurança às comunidades



    Cristina Gross Villanova, diretora do Departamento de Políticas, Programas e Projetos da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp): “A Senasp possui uma coordenação específica para a implementação de polícia comunitária, em constante contato com os gestores estaduais”. (Cortesia de Elza Fiúza/ABr)
Cristina Gross Villanova, diretora do Departamento de Políticas, Programas e Projetos da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp):
“A Senasp possui uma coordenação específica para a implementação de polícia comunitária, em constante contato com os gestores estaduais”.
(Cortesia de Elza Fiúza/ABr)
Criado no final de 2007, o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) vai ainda mais além que o policiamento comunitário ao articular políticas de segurança com ações sociais.
Todos os estados e o Distrito Federal já foram contemplados com cursos de capacitação do Pronasci e tiveram disponibilizados recursos para projetos de polícia comunitária.
Já foram repassados R$ 31 milhões via Pronasci aos governos estaduais, além de R$ 55 milhões do Fundo Nacional de Segurança Pública, liberados a partir de 2003.
“A grande diferença da proposta no Pronasci é a articulação em rede com outras áreas de conhecimento”, diz Cristina.
Com o Pronasci, profissionais de segurança pública aprendem em cursos de capacitação como encaminhar a população para atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS) e no Sistema Único de Assistência Social (Suas).
Mulheres vítimas de violência doméstica, por exemplo, podem ser atendidas pelo programa Proteção Social Especial do Suas, que trata de casos de maus-tratos, abuso sexual e uso de drogas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente