Pesquisador alerta para ameaças à privacidade do cidadão

O professor Christopher Stone, presidente da Fundação Open Society e um dos maiores experts em criminologia dos Estados Unidos, afirmou durante o 6o Encontro anual do Fórum Brasileiro de Segurança Pública que as polícias enfrentam novo desafio nos países democráticos: ganham características de um novo profissionalismo, mas precisam aprender também a proteger a sociedade das ameaças do uso pelo Estado de tecnologias que ameaçam a privacidade do cidadão.
Stone defende que em muitos países democráticos as polícias vivem experiências bem-sucedidas no controle social, mas os gestores das polícias precisam criar mecanismos de proteção da sociedade contra o crescimento da tecnologia de vigilância, que tem sido empregada no combate ao crime. Stone lembra que em alguns países, por exemplo, vem caindo pedidos de quebra de sigilo telefônico na Justiça porque a tecnologia permite o rastreamento dos suspeitos por meio do próprio celular que está usando.
-- Cada vez mais ser policial numa democracia também incluirá entre suas atribuições a proteção da privacidade dos cidadãos -- afirmou Stone.
O Fórum Brasileiro de Segurança Pública é uma organização não governamental, que reúne a nata de pesquisadores, acadêmicos e policiais de todo o país.

http://oglobo.globo.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente