Cursos do “Programa crack, é possível vencer” iniciam na próxima segunda (20)

Clique na imagem para amplia-la.ISSO É NO ESPÍRTO SANTO
 

A Diretoria de Direitos Humanos e Polícia Interativa, da Polícia Militar do Espírito Santo, inicia na próxima segunda-feira (20) o 1º ciclo de cursos do “Programa Crack, é possível vencer”. A iniciativa é resultado da parceria entre o Governo do Estado, Governo Federal e Municípios da Grande Vitória.

O lançamento do ciclo será no auditório da Faesa, na Avenida Vitória, Ilha de Monte Belo, em Vitória, e contará com palestra sobre o tema “Políticas em Direitos Humanos no Espírito Santo”, ministrada pelo subsecretário Estadual de Direitos Humanos, Perly Cipriano.

Lançado em dezembro de 2011, o “Programa Crack, é possível vencer" abrange um conjunto de ações conjuntas para enfrentar o crack e outras drogas; e tem o objetivo de aumentar a oferta de tratamento de saúde e atenção aos usuários de drogas, enfrentar o tráfico e as organizações criminosas, bem como ampliar as atividades de prevenção.

O programa atua em três eixos: Prevenção, Cuidado e Autoridade. Na Prevenção, o investimento será em educação, informação e capacitação para lidar com o problema social. No eixo Cuidado, a oferta em tratamentos de saúde será ampliada. No eixo Autoridade, cabe a atuação das esferas federal, estadual e municipal no enfrentamento ao tráfico, organizações criminosas e adequação da legislação, entre outras questões.

Até o mês de setembro serão capacitados policiais militares, civis, bombeiros e guardas municipais, além de profissionais das redes de saúde, assistência social, educação, líderes comunitários e religiosos, conselheiros municipais e representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, em ações integradas.

O 1º Ciclo de Cursos faz parte do eixo Prevenção, que inclui as seguintes capacitações:
- Curso Nacional de Multiplicadores de Polícia Comunitária.
- TEPAC (Tópicos Especiais em Polícia e Ações Comunitárias) – Redes de Atenção e Cuidado ao usuário.
- TEPAC (Tópicos Especiais em Polícia e Ações Comunitárias) – Abordagem Policial a Pessoas em Situação de Risco.

Será realizado também o Curso de Instrutor do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) para 36 policiais militares. Paralelamente, estão sendo selecionados instrutores em atividade do Proerd para participar do curso de Mentor que é o profissional capacitado a formar novas equipes de instrutores do Proerd.

De acordo com o coordenador estadual de Polícia Interativa, da Polícia Militar, tenente coronel Jaílson Miranda, “as capacitações criarão oportunidades para a continuidade na sedimentação dos conceitos de uma segurança pública participativa, tendo como base a filosofia do policiamento interativo comunitário”, disse.

“Os agentes de segurança pública terão conceitos teóricos e práticos reforçados, a fim de atuarem nas cenas de uso, locais de consumo de crack e outras drogas, em parceria com secretarias estaduais e municipais como Saúde, Educação e Assistência Social, no sentido de promover ambientes seguros com aprimoramento de utilização de armamentos não letais”, finalizou Miranda.


Serviço:
Abertura do Ciclo de Cursos do Programa Crack, é Possível Vencer.
Data: 20/08/2012 Horário: 09h45min
Local: Auditório da Faesa – Av. Vitória

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente