Todos os espaços disponíveis à população no polo do Pro Paz no bairro da Sacramenta, em Belém, foram ocupados pela população neste feriado de Adesão do Pará à Independência. Futebol, skate e grafitagem foram as opções para quem aproveitou o dia de folga no espaço, inaugurado em julho passado. O polo funciona na praça Dorothy Stang, próximo ao elevado Daniel Berg, no complexo Ação Metrópole, com completa estrutura poliesportiva.
O polo do Pro Paz da Sacramenta oferece à população um anfiteatro, ginásio poliesportivo, quadra polivalente, quadra de futebol de areia, arena de vôlei, pista de skate, academia ao ar livre e brinquedos como balanço, escorregador, escada horizontal, carrossel, mesa de jogos e de pingue-pongue.
O técnico em contabilidade Élcio Salgado, 26 anos, é morador do bairro do Telégrafo e aproveitou o feriado junto com o filho Marcos Vinicius, 9 anos, para praticar skate no anfiteatro do polo Pro Paz Sacramenta. Ele disse que perto de sua casa não existem espaços de lazer. Por isso, encontrou no polo Pro Paz uma excelente oportunidade para passar um tempo com o filho no feriado.
Enquanto Élcio ensinava as habilidades do skate para o filho, o técnico em enfermagem Lindomar Gomes de Lima ensinava técnicas de futebol para cerca de 60 garotos na quadra polivalente da praça. Lindomar é voluntário do projeto “Semeando Talentos”, uma iniciativa que estimula em crianças e adolescentes o desenvolvimento de um caráter e de uma personalidade longe das drogas.
O projeto, que existe há dois anos, passou a contar, após a inauguração do polo, com uma estrutura mais adequada para as aulas. “Antes as crianças não contavam com um espaço onde as atividades pudessem ser desenvolvidas, mas agora podemos vir para cá e contarmos com toda esta estrutura”, comentou Lindomar.
O garçom Rony Fialho, 23 anos, reuniu os amigos e montou um time de futebol, que agora usa a estrutura da quadra poliesportiva para campeonatos. “Este espaço está sendo uma ótima opção para a prática do esporte. Podemos vir, fazer aquecimento nos equipamentos de ginástica e jogar com os amigos”, frisou.
Quem também aproveitou o feriado na praça Dorothy Stang foi o grafiteiro George, do coletivo Cosp Tinta. Ele produzia arte em grafite no espaço do polo, atividade que faz frequentemente nos feriados e fins de semana. O coletivo reúne grafiteiros da região metropolitana de Belém e faz intervenções com arte. “Aqui temos uma boa oportunidade de trazer arte e mais color a um espaço onde o esporte está levando jovens a procurar alternativas e optar por uma cultura de paz”, disse.
Texto:
Marcio Flexa - Secom
Marcio Flexa - Secom
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente