O curso de capacitação de enfrentamento ao crack e outras drogas está sendo realizado através do Curso Nacional de Multiplicador de Polícia Comunitária, divididos em dois módulos, sendo eles: Redes de Atenção e Cuidado e Abordagem Policial a Pessoas de Situação de Risco. Os dois módulos abordam matérias como Conceitos fundamentais de Substâncias Psicoativas, Abordagem ao Usuário de Crack, Legislação e Modelo de Uso Diferencial da Força e Verbalização e Postura Policial.
De acordo com o coordenador estadual da Polícia Comunitária, coronel Carlos de Santana Carneiro, o curso é uma evolução da prática do policiamento comunitário, tendo carga horária de 160 horas, divido em duas turmas. A previsão é de que a primeira turma já esteja em campo a partir do dia 31 de outubro. “A Polícia atuará em parceria com outras secretarias como a Saúde, Educação e Assistência Social mostrando que a segurança pública não se trata apenas do conceito de vigilância, mas também de capacitar seus profissionais para atuarem de forma qualificada no enfrentamento ao uso de drogas em uma nova perspectiva’, disse o coronel.
Para o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini, o plano de enfrentamento ao crack e outras drogas demonstra o trabalho conjunto entre os órgãos e a busca por novas políticas para cuidado ao usuário. “Trata-se da construção de uma nova política de enfrentamento às drogas. A Sejusp trabalhará em conjunto com outras secretarias dando o apoio necessário nas atuações em campo, cumprindo o papel da polícia junto à comunidade”, disse Jacini.
Ainda neste ano, Mato Grosso do Sul receberá uma base móvel, modelo Van, equipada com instrumentos e monitores para acompanhar o videomonitoramento na região, 20 câmeras com postes para monitorar as ruas do bairro, duas motocicletas, 50 armas elétricas e 150 disparadores de gás conhecido como sprays de pimenta. Os recursos (R$ 2 milhões) são diretamente do governo federal, que serão investidos na compra de instrumentos para equipar e qualificar as polícias que irão atuar diretamente nas ações do plano com enfoque na prevenção
Lançado em dezembro de 2011, o programa "Crack, é possível vencer" abrange um conjunto de ações interministeriais para enfrentar o crack e outras drogas, e tem o objetivo de aumentar a oferta de tratamento de saúde e atenção aos usuários drogas, enfrentar o tráfico e as organizações criminosas e ampliar atividades de prevenção. As ações estão estruturadas em três eixos: cuidado, autoridade e prevenção.
http://www.msnoticias.com.br/?p=ler&id=91120
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente