CONHEÇA AS DROGAS PERTURBADORAS


As drogas perturbadoras são aquelas relacionadas à produção de quadros de alucinação, geralmente de natureza visual. Fazem com que o cérebro passe a funcionar de maneira perturbada.

CANNABIS: MACONHA E HAXIXE

A cannabis é a droga mais consumida no mundo. Apesar de ser tratada muitas ve-zes como uma droga mais leve, o uso da maconha pode ser bem mais arriscado do que parece. A cannabis está cada vez mais potente – e com isso há mais riscos de dependência.

Maconha é o nome dado no Brasil à cannabis sativa em erva, também conhecida como marihuana. Da compressão das flores da Cannabis Sativa também se obtém a resina chamada haxixe. Os efeitos são parecidos com os da maconha, só que mais fortes.

O princípio ativo da cannabis é o THC, que causa perturbação no funcionamento do cérebro, muda a noção de tempo e do espaço, prejudica a coordenação motora e a capacidade de atenção e memória. Os olhos tendem a ficar vermelhos, a saliva diminui, algumas pessoas sentem angústia, taquicardia, ansiedade e tremedeira. O uso intenso e contínuo pode provocar falta de motivação.

Apesar de muita gente achar que a maconha não vicia, com o aumento da potência da droga ao longo dos anos, novos estudos mostram que está cada vez mais difícil abandonar seu uso.

AYAHUASCA


A ayahuasca é uma bebida preparada com duas plantas alucinógenas, caapi e chacrona, normalmente usadas em rituais religiosos como uma “porta” para a transcendência.

Entre seus efeitos estão: dilatação das pupilas, suor excessivo, taquicardia, náusea e vômitos. Pode causar acessos de pânico e delírios de grandeza e perseguição.

ANTICOLINÉRGICOS

Os anticolinérgicos são drogas que podem ser produzidas em laboratório e usadas como medicamentos no tratamento de algumas doenças, como o Mal de Parkinson.

Podem ainda ser provenientes de plantas como a saia branca, a trombeteira e a zabumba.

Entre os efeitos estão alucinações e delírios, sendo comum a sensação de perseguição.
A pupila dilata, a boca seca e o coração pode disparar. Há o risco de convulsões, com o aumento da temperatura corporal.

Os efeitos são bastante intensos, podendo durar vários dias.

ÁCIDO

O LSD – ou ácido lisérgico – é uma substância sintética, produzida em laboratório.

É usado habitualmente por via oral, em forma de pequenos “selos”, mas também pode ser misturado com tabaco e fumado.
Pequenas doses já produzem efeitos intensos, que costumam durar de 4 a 12 horas. Pode causar euforia, excitação, sensação de bem-estar e tranqüilidade (“boa viagem”) ou depressão, sensação de pânico, enjôos e tremores (“viagem ruim” ou bad trip).

Sob o efeito da droga, o usuário pode perder a noção de riscos e cometer atos impulsivos ou envolver-se em atividades perigosas sem perceber o que está fazendo. Delírios  de perseguição e grandeza também são comuns. Em alguns casos, o usuário pode voltar a ter alucinações semanas ou meses depois de ter consumido a droga.

O uso de drogas injetáveis está entre as principais causas da infecção por HIV/Aids na América Latina.

Fonte: Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS) do qual o UNODC é co-patrocinador.http://www.unodc.org/pdf/brazil/drogas_ebook.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente