Brasil Mais Seguro completa três meses em Alagoas com redução de 10% na criminalidade

Após três meses de implantação no estado Alagoas, o Programa Brasil Mais Seguro alcançou expressiva redução no número de crimes violentos letais intencionais, ou seja, homicídios dolosos, resistência com resultado morte, lesão corporal seguida de morte e latrocínio, com um total de 56 vidas poupadas nesse último mês em comparação com o mesmo período do ano passado.
Implementado em 26 de junho nos municípios de Maceió e Arapiraca, a iniciativa do governo federal é um pacto pela redução de crimes violentos cujo piloto, em Alagoas, prevê o enfrentamento ao crime organizado, ações estruturantes na área de Perícia e Justiça Criminal, monitoramento e a ocupação de áreas com maiores índices de crimes violentos.
Em Maceió, a diminuição foi de 18,10%. Já em Arapiraca, a marca atingiu 39,29%. O programa também registrou resultados positivos se forem considerados os números de todo o estado, cuja média de redução de homicídios apresentou queda de 10,37% nos crimes letais. Foram realizadas 22 prisões consideradas estratégicas para redução da criminalidade.
O sucesso das estatísticas foi comemorado durante a visita do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. “Estou profundamente feliz. Esse foi um plano pactuado não só com governo de Alagoas, mas também com o Tribunal de Justiça, Ministério Público, com os prefeitos. Além disso, dialogamos com os parlamentares do estado e com a sociedade civil”.
O anúncio dos números de redução na violência de Alagoas foram feitos durante o lançamento do programa Juventude Viva, Plano de Prevenção à Violência Contra a Juventude Negra, realizado em Maceió nesta quinta-feira, 27/9. O Juventude Viva dará suporte social ao trabalho já realizado na área de segurança pública com o programa Brasil Mais Seguro.
Durante a solenidade foi realizada a destruição de 2 mil armas apreendidas pelas polícias do estado de Alagoas, como parte integrante da Campanha do Desarmamento. As próximas ações do Brasil Mais Seguro têm início com a chegada do reforço de peritos para o trabalho com os inquéritos parados nas delegacias e a capacitação para mil PMs que entrarão em atividade por meio de concurso público.

http://blog.justica.gov.br/inicio/brasil-mais-seguro-completa-tres-meses-com-reducao-de-criminalidade-em-alagoas/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente