Prefeito de Bragança-PA, toma posse com traje que homenageia 'marujada'


No município de Bragança, no nordeste paraense, o novo prefeito compareceu a cerimônia de posse, realizada na última terça-feira (1°), com roupas que homenageiam a "marujada", principal manifestação cultural e festa dos bragantinos.
Nelson Magalhães teve mais de 31 mil votos e foi o primeiro padre a assumir a prefeitura na cidade. Durante a solenidade, o prefeito parabenizou os representantes da câmara que foram eleitos.
Em Marabá, no sudeste do estado, tomaram posse na noite desta terça o prefeito João Salame Neto, o vice Luiz Carlos Pires e os 21 vereadores eleitos.
Quem presidiu a cerimônia foi a vereadora mais velha eleita na cidade, Júlia Veloso. A passagem da faixa foi feita pelo ex-vice-prefeito da cidade Nagilson Amoury, que chamou o pai de João Salame para participar deste momento da solenidade.
Marujada de São Benedito, em Bragança
A tradicional festividade da cidade é marcada pela dança entre marujos e marujas, embalada ao som de tambores, cuícas, pandeiros, rabeca, viola, cavaquinho e violino. A dança é lenta, de curtos passos e pés descalços.
As marujas dão início à roda, a primeira das seis danças da Marujada. Vestidas a caráter, com saias longas, as mulheres usam um chapéu coberto de penas e fitas de várias cores. Já os homens, vestidos de marujos, marcam presença com a  blusa azul e calça branca – cores que só são usadas nesta época do ano.
Os homens abrem o retumbão e escolhem suas damas, e aos poucos os pares vão se formando para um balé de passos sincronizados.

Veja a matéria em vídeo da TV LIberal/Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente