Acomodação ao crime e à violência


Abro um site de internet, como sempre faço, e vejo algumas “chamadas” sobre o BBB-13, uma despertou minha curiosidade e abri para ver, isso depois de tudo que já foi escrito sobre o BBB, textos sérios ou não, e eis o texto:
BBB terá ‘sequestro relâmpago’ depois do carnaval

A novidade faz parte da ação "Sumiu, apareceu", anunciada anteriormente por Boninho, foi revelada no site de Patrícia Kogut.

Um integrante será raptado para passar o dia num SPA!
A despensa da casa é que servirá de armadilha para o sortudo. O primeiro participante que entrar no cômodo, na manhã de sábado (16) - depois do carnaval - será capturado e levado para desfrutar do prêmio fora do confinamento.
Ao ler este texto curto, destaquei algumas palavras e fiquei pensando no uso de uma terminologia que até algum tempo era usada especificamente em assuntos ligados ao crime e à violência.

A banalização e, de certa forma, a glamurização do crime e da violência, desde a programação da TV, passando pelos medos diários e conversas de bar, até um texto de chamada para o BBB-13 apontam para uma acomodação a uma situação ruim, que tende a ser péssima. Pode ser que o BBB-13, por seus organizadores, não queira, de fato, cultuar e glamurizar o crime, mas a alusão "positiva" (o sortudo que for raptado/sequestrado), na minha opinião, é perniciosa a todos. 

É preciso uma conscientização geral de que a violência e o crime não são banais, nem naturais e nem normais, a exemplificar, ter receio de usar o espaço urbano público, evitar estar em ambientes abertos, não é normal o normal é andar pelas calçadas tranquilamente.

http://segurancapublicainterdisciplinar.blogspot.com.br/2013/02/acomodacao-ao-crime-e-violencia.html?spref=fb

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente