Conselho Comunitário de Segurança Pública será empossado em Mosqueiro


Curso promovido para a comunidade
Curso promovido para a comunidade
Acontecerá no próximo sábado, 23, a posse do Conselho Comunitário de Segurança Pública (Conseg), da Baía do Sol, no distrito de Mosqueiro, em Belém. O evento será realizado, a partir de 10 horas da manhã, na sede da Associação das Mulheres de Pesca da Baía do Sol, localizada na Rua do Genésio, bairro Baía do Sol. Será mais um Conselho de Segurança no Estado do Pará para atuar no desenvolvimento de parcerias para participação da sociedade civil, na formulação e implementação de políticas públicas para o setor de segurança pública e para desenvolver a integração com diversas instituições, como Polícia Civil, Polícia Militar, Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, centros comunitários, Conselho Tutelar, representantes das comunidades, entre outras.
A atividade será mais um resultado das ações realizadas pela Diretoria de Prevenção Social da Violência e da Criminalidade (Diprev), da Segup, que visa implantar Conselhos Comunitários de Segurança e promover a aproximação entre a comunidade e os órgãos do Sistema Integrado de Segurança do Pará. Sob direção do delegado Vicente Costa, a Diprev ainda informar a comunidade sobre os direitos básicos à saúde, educação, iluminação pública, entre outros. Segundo a psicóloga Maria Malheiros, promotora de Polícia Comunitária e secretaria executiva do Conselhos Municipal de Defesa dos Direitos Humanos de Belém e Comunitário de Segurança de São Braz, por meio da parceria, cursos de capacitação, com disciplinas como relações interpessoais e como trabalhar a filosofia da Polícia Comunitária, são oferecidos à comunidade. Um dos cursos é o de Grupos Vulneráveis, que aborda os direitos de idosos, homoafetivos, mulheres, negros, crianças e adolescentes, entre outros. A pedagoga Lidiane Vieira, gerente de projetos de reinserção social, da Diprev, explica que os cursos também capacitam a comunidade a elaborar projetos na área social com enfoque na prevenção da violência em geral. “A instalação de novos Consegs depende do empenho da comunidade em participar do projeto. É tudo voluntário”, detalha. As reuniões acontecem às quartas-feiras, de 18 horas às 21h, no salão paroquial de São José de Queluz, em Canudos.
Em dezembro passado, a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social deu posse aos novos diretores do Conselho Comunitário de Segurança Pública do Maguari, e aos diretores dos conselhos comunitários de segurança pública de São Braz e Canudos. A cerimônia de posse dos diretores dos conselhos comunitários de segurança teve a presença do secretário adjunto de Gestão Operacional da Segup, Mário Solano, e do delegado Vicente de Paulo da Conceição Costa, titular da Diprev. Os conselhos comunitários de segurança pública visam mobilizar lideranças e representantes das comunidades para a discussão de problemas locais da área de segurança e defesa social. A entidade também é responsável pelo planejamento de programas de prevenção à violência e à criminalidade, e de ações que contribuam para a melhoria da qualidade de vida e das condições de cidadania da população. Palestras, fóruns de debates, campanhas educativas e culturais estão entre as atividades promovidas pelos conselhos para orientar a comunidade sobre a percepção de questões referentes à segurança e defesa social. A entidade trabalha em parceria com as unidades da área de segurança pública e defesa social que atuam nos bairros, moradores, comerciantes, organizações não governamentais e veículos de comunicação.