Governador destaca importância da PM na solenidade alusiva ao Dia de Tiradentes


Eliseu Dias/Ag. ParáO governador Simão Jatene participou na sexta-feira (19), no Centro de Eventos Benedito Nunes, na Universidade Federal do Pará (UFPA), da solenidade alusiva ao Dia de Tiradentes - o alferes Joaquim José da Silva Xavier, patrono da Polícia Militar (PM).
 Em comemoração à data - 21 de Abril -, houve a promoção de policiais militares e a outorga da Medalha Mérito “Tiradentes” a integrantes do quadro da PM e pessoas que se destacaram no apoio à corporação.
Em seu pronunciamento, o governador destacou a importância da Polícia Militar na sociedade, e a responsabilidade de todos com a instituição. “A escolha do serviço público não é só uma escolha profissional, e sim uma escolha de vida. A escolha do serviço público militar é, sem dúvida, uma escolha que exige mais responsabilidade e dever com a sociedade. Para enfrentarmos essa criminalidade no nosso Estado devemos ser capazes de compreender coletivamente, por isso desejo muito sucesso a todos nessa missão”, declarou Simão Jatene.
O comandante geral da PM, coronel Daniel Mendes, ressaltou a importância do exemplo de determinação, disciplina, hierarquia e sentimento de dever de Tiradentes para a Polícia Militar. “Tiradentes é o patrono da Polícia Militar e essa solenidade representa um culto a esses valores, que devem ser passados de geração a geração. Esses valores, embora a corporação mude ao longo do tempo, e ela tem mudado muito nesses 195 anos de existência, são preservados na instituição de uma forma muito forte. Essa solenidade representa a necessidade de manter nossas tradições e, ao mesmo tempo, a mudança que a sociedade exige da nossa corporação”, afirmou o comandante da PM.
Promoções - No evento foram promovidos 58 oficiais e 108 praças. Ao posto imediato foram promovidos, no critério merecimento, cinco oficiais a coronel PM, cinco a tenente coronel e 16 a major. Pelo critério antiguidade foram promovidos 32 PMs – dois a tenente coronel, oito a major e 22 a capitão.
A Medalha do Mérito Tiradentes foi entregue a 62 militares e 10 civis que se destacaram em suas funções e contribuíram com a corporação, entre eles o comandante do 1° Comando Aéreo Regional, major brigadeiro Carlos Eurico dos Santos; o comandante do Corpo de Bombeiros Militar do Pará, coronel João Hilberto de Figueiredo; a secretária de Estado de Planejamento, Orçamento e Finanças, Maria do Céu Guimarães, e o secretário de Estado de Meio Ambiente, Alberto da Silva Colares. Também foram entregues Medalhas de Bons Serviços a oito policiais, os quais receberam a honraria que representa 30 anos de serviços prestados à corporação.

Texto:
Pablo Almeida - Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente